ABORDAGENS DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - LEI 11.645/08 - POSSIBILIDADES E ENTRAVES EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE JUÍNA-MT

Autores

  • Rosane da Silva Santana Universidade do Estado de Mato Grosso - Juína
  • Ivanete Inês Parzianello Carvalho Universidade do Estado de Mato Grosso - Tangará da Serra

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i2.2359

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo investigar a inclusão da cultura afro- brasileira no currículo escolar, enfatizando as diversidades culturais, a contribuição do negro nas áreas sociais, econômicas e políticas, pertinentes à história do Brasil. Teve uma atenção especial à implementação da Lei no 11.645/08, que torna obrigatório nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, Públicos e Particulares, a inserção da História e Cultura Afro- Brasileiras, contemplando o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. As abordagens culturais no currículo escolar sempre estiveram alienadas aos domínios da cultura europeia e norte-americana, ficando a cultura afro-brasileira desvalorizada perante os Parâmetros Curriculares Nacionais. Sendo assim, essa pesquisa serviu para aprimorar meus conhecimentos sobre as questões da cultura afro-brasileira e levantar como estão sendo abordados os parâmetros da lei 11.645/08 no contexto escolar. Pelos dados obtidos através da pesquisa de campo, percebe-se que há um grande distanciamento das abordagens teóricas para a prática. Apesar dos avanços na implementação da lei 11.645/08, as escolas ainda não contam nem com materiais apropriados nem com profissionais capacitados para atender os parâmetros desta lei. Esse trabalho desenvolveu-se através de pesquisa bibliográfica e de campo, teve embasamento teórico em especial nas obras de Fonseca (2005), Silva (1987) e Cavalleiro (2001). A pesquisa de campo foi desenvolvida através de entrevistas e questionários semi-estruturados, direcionados aos professores e alunos da Escola Estadual 21 de Abril do município de Juína – MT. 

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Publicado

2017-10-12

Como Citar

Santana, R. da S., & Carvalho, I. I. P. (2017). ABORDAGENS DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - LEI 11.645/08 - POSSIBILIDADES E ENTRAVES EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE JUÍNA-MT. Revista Moinhos, (2), 39–57. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i2.2359

Edição

Seção

Artigos