A COESÃO E A COERÊNCIA NA INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM SALA DE AULA: DA TEORIA À PRÁTICA

Autores

  • Daiane Pereira da Silva Souza UNEMAT - Tangará da Serra

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i2.2371

Resumo

A coerência textual é responsável por oferecer sentido ao texto, logicidade, complementando ideias que já foram usadas e dando segmento a outras ideias que estão por vir. Em contrapartida, a coesão mantém a harmonia na estrutura do texto, ocasionando continuidade às frases e aos parágrafos por meios de elementos gramaticais e lexicais. A presente pesquisa abordou os estes dois conceitos linguísticos – coerência e coesão – na leitura e produção de textos em sala de aula, sobretudo a sua relevância para a interpretação de charges. Este trabalho se justificou pela importância de considerar os elementos coesivos e a coerência que contribuem para a produção de

sentido de textos em sala de aula, proporcionando aos alunos a possibilidade de escrever com mais prazer. O objetivo geral foi analisar a coesão e a coerência na interpretação e produção de textos em sala de aula e para se atingir tal meta, analisou-se a presença da coerência nos textos produzidos pelos alunos da 8o ano C do Centro Educacional Silvio Paternez, Tangará da Serra-MT. Primeiramente observou-se que alguns alunos possuíam dificuldade de leitura e escrita. Foi necessário, então, trabalhar a estrutura do texto e a presença dos elementos coesivos na formação de coerência linear no texto. Solicitou-se uma produção textual na qual os alunos deveriam descrever o que haviam compreendido da charge apresentada. Na maioria dos textos, observou-se falta de coesão e de coerência textual. Uma minoria apresentou o significado adequado da charge e desenvolveu a escrita de maneira coerente, utilizando-se dos elementos de coesão textual. Estes resultados apontam a relevância desta abordagem teórica, uma vez que ela possibilita a reflexão, interação e interpretação em sala de aula, utilizando-se dos conceitos coesão e coerência para construir efeitos de sentido possíveis, contribuindo, finalmente, para a formação de bons leitores e escritores.

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Publicado

2017-10-12

Edição

Seção

Resumos

Como Citar

A COESÃO E A COERÊNCIA NA INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM SALA DE AULA: DA TEORIA À PRÁTICA. (2017). Revista Moinhos, 2, 212. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i2.2371