LEITURA E ESCRITA COM O AUXÍLIO DO TUX PAINT

Autores

  • Célia Ferreira de Sousa Universidade do Estado de Mato Grosso/Campus Universitário de Luciara

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i2.2381

Resumo

O presente estudo teve como finalidade trabalhar na formação continuada de professores do 2o ciclo do ensino fundamental da escola estadual Teotônio Carlos da Cunha Neto, uma proposta experimental para o uso do Tux Paint, “programa educativo que incentiva a criatividade das crianças”, sobre tudo, com a intenção de proporcionar ao professor oportunidades de planejar aulas significativas no campo da leitura e escrita tendo como suporte o programa Tux Paint-ferramenta que acompanha o Linux educacional gratuitamente. Metodologicamente compartilhou-se a proposta aos professores, mapeou-se o conhecimento prévio a respeito da proposta, treino-se professores em laboratórios sobre utilização do computador e programa Tux Paint, elaborou-se planos de aula sobre leitura e escrita para execução trimestral e socializou- se os resultados de cada professor/turma. iA proposta de escrita feita aos alunos se assemelha aos estudos de Coelho (2002) quando destaca que toda criança até aos 10 anos de idade necessita de imagens, desenhos, tornando assim, indispensáveis para facilitar o chamamento ou estímulo à leitura e produção escrita. Fundamentada em teóricos que defendem a formação contínua do professor, e nos que apoiam o ensino de leitura e escrita na perspectiva social se concretizando na utilização de gêneros textuais diversos, como, Perrenoud (2000), Antonio Nóvoa (1992) e Marcuschi (2002) Orlandi (2011) a pesquisa mostrou avanços significativos na leitura e escrita dos alunos e a consolidação de momentos dialógicos e reflexivos sobre a prática pedagógica e o uso dos recursos tecnológicos entre os professores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-12

Como Citar

de Sousa, C. F. (2017). LEITURA E ESCRITA COM O AUXÍLIO DO TUX PAINT. Revista Moinhos, (2), 222. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i2.2381

Edição

Seção

Resumos