A EDUCOMUNICAÇÃO NA ÓTICA PEDAGÓGICA: IMERSÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS EM UM ECOSSISTEMA EDUCOMUNICATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10624

Palavras-chave:

Educomunicação, Ecossistema Educomunicativo, Educação

Resumo

A compreensão do termo “educomunicação” e como ele se aplica enquanto prática pedagógica está diretamente relacionada com a criação do ecossistema educomunicativo, visto que este ecossistema pode proporcionar meios para o desenvolvimento intelectual, tecnológico e criativo dos alunos, sendo esse ambiente adequado para o acesso à informação, compartilhamento de experiências, comunicação e aprendizado. O objetivo deste trabalho é mostrar as possibilidades, a partir da educomunicação atrelada à prática pedagógica, de se construir um ecossistema educomunicativo por professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Como metodologia, se articulou o referencial teórico sobre o conceito, sem esgotá-lo. Como resultado da discussão, foram evidenciadas as possibilidades de se construir um ambiente educomunicativo a partir da reflexão e ação do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho. Projetos de intervenção em educomunicação. 2016. Disponível em: http://issuu.com/ligiacarvalho77/docs/as_reas_de_interven. Acesso em: 18 ago. 2021.

ANDRADE, Marcia Regina Selpa. Formação de professores e políticas educacionais. Revista Contrapontos, v. 4, n. 2, p. 259-267, 2004. ISSN: 1984-7114.

BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica. Comunicação & Educação, v. 14, n. 3, p.19-28. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v14i3p19-28. Acesso em: 15 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v14i3p19-28

BOMFIM, Filomena Maria Avelina. Educomunicação em espaços de vulnerabilidade social: Protagonismo social em defesa da cidadania. 1 ed. Porto Alegre: Simplíssimo, 2019. ISBN: 978-65-804-6147-9.

CITELLI, Adilson Odair; SOARES, Ismar; LOPES, Maria Immacolata Vassallo. Educomunicação. Comunicação & Educação, v. 24, n. 2, p. 12-25. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i2p12-25. Acesso em: 25 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i2p12-25

COSTA, Elisangela Rodrigues da. Educomunicação e Midiaeducação: um estudo comparativo entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.1. Rio de Janeiro. 2016. Questões teóricas e formação profissional em comunicação e educação, v. 1, p. 91-107, 2016. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/yc8gx/pdf/nagamini-9788574554396.pdf#page=89. Acesso em: 08 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.7476/9788574554396.0007

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas nas múltiplas redes educativas. In: LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (Org.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2017, p.169-188. ISBN: 978-85-2491-942-8.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 12ª Edição. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1979. ISBN: 978-85-7753-427-2.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação?. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. ISBN: 978-85-7753-222-3.

KAPLÚN, Mario. Processos educativos e canais de comunicação. Comunicação & Educação, n. 14, p. 68-75, 1999. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i14p68-75. Disponível em: http://www.periodicos.usp.br/comueduc/article/view/36846 . Acesso em: 25 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i14p68-75

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Desafios culturais da comunicação à educação. Comunicação & Educação, n. 18, p. 51-61, 2000. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i18p51-61. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i18p51-61

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Papirus Editora, 2007. ISBN: 978-85-308-1103-7.

SALVATIERRA, Eliany. Ecossistema cognitivo e comunicativo. São Paulo, v. 7, 2010. Disponível em: https://docplayer.com.br/31008961-Ecossistema-cognitivo-e-comunicativo-1-eliany-salvatierra.html. Acesso em: 02 jun. 2022.

SARTORI, Ademilde Silveira; SOARES, Maria Salete Prado. Concepção dialógica e as NTICs: a educomunicação e os ecossistemas comunicativos. Colóquio Internacional Paulo Freire, Recife. Anais eletrônico. Recife: USP, 2005. Disponível em:http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/86.pdf. Acesso em: 30 jun.2021.

SARTORI, Ademilde. Educomunicação e sua relação com a escola: a promoção de ecossistemas comunicativos e a aprendizagem distraída. Comunicação Mídia e Consumo, v. 7, n. 19, p. 33-48, 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v7i19.193. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/193. Acesso em: 11 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.18568/cmc.v7i19.193

SARTORI, Ademilde Silveira. Ecossistema educomunicativo: comunicação e aprendizagem em rede. Revista Linhas, Florianópolis, v. 22, n. 48, p. 62 - 79, 2021. DOI: 10.5965/1984723822482021062. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/19624. Acesso em: 18 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.5965/1984723822482021062

SCHAUN, Angela. Educomunicação: reflexões, princípios. Rio de Janeiro: Mauad Editora Ltda, 2002. ISBN: 85-7478-073-1.

SCHÖNINGER, Raquel Regina Zmorzenski Valduga; SARTORI, Ademilde Silveira; CARDOSO, Fernando Luiz. Educomunicação e prática pedagógica educomunicativa: uma revisão sistemática. Cadernos de Pesquisa, v. 23, n. 1, p. 1-11, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v23n1p1-11. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4626. Acesso em: 16 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.18764/cp.v23i1.4626

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. Comunicação & Educação, São Paulo. n.19, p. 12-24, 2000. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i19p12-24. Disponível em: http://www.periodicos.usp.br/comueduc/article/view/36934/39656. Acesso em: 20 jan.2022. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i19p12-24

SOARES, Ismar de Oliveira. Gestão comunicativa e educação: caminhos da educomunicação, Comunicação & Educação, São Paulo. n. 23, p. 16-25, 2002. DOI:https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i23p16-25. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37012. Acesso em: 26 ago.2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i23p16-25

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011. ISBN: 978-85-3563-331-3.

SOARES, Ismar de Oliveira; VIANA, Claudemir; XAVIER, Jurema Brasil. Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural. São Paulo: ABPEducom, 2017. Disponível em: https://abpeducom.org.br/publicacoes/index.php/portal/catalog/book/1. Acesso em: 12 fev. 2022.

SOUZA, Kamila Regina de. Desenhos animados e educomunicação: as brincadeiras das crianças e a prática pedagógica da educação infantil. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/151/kamila_regina_de_souza.pdf Acesso em: 10 jan. 2022.

Downloads

Publicado

19/12/2022

Como Citar

Baraúna, S. M., Pedrini, I. A. D., & Junqueira, C. F. (2022). A EDUCOMUNICAÇÃO NA ÓTICA PEDAGÓGICA: IMERSÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS EM UM ECOSSISTEMA EDUCOMUNICATIVO. Revista De Letras Norte@mentos, 15(41). https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10624