EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: UM NOVO PROJETO DE RACIONALIDADE

Autores

  • Adilson Vagner de Oliveira

Palavras-chave:

educação intercultural, América Latina, racionalidade.

Resumo

Este texto discute as concepções teóricas da Educação Intercultural que sustentam um novo projeto de racionalidade para América Latina. A partir dos trabalhos do filósofo cubano Raúl Fornet-Betancourt, o projeto intercultural ganha corpo no Brasil, para sustentar esta reflexão educacional, mas principalmente filosófica, a fim de estabelecer caminhos norteadores para a composição de espaços sociais democráticos e dialógicos. Os posicionamentos teóricos existentes neste texto basearam-se enormemente nos trabalhos de José Méndez Méndez (2009) e da pesquisadora brasileira Vera Candau (2005, 2006, 2008, 2013), assim como em outros grandes nomes dos estudos da cultura e da educação. Assim, o projeto intercultural propõe uma racionalidade latino-americana que consiga enfrentar a modernidade, partindo de perspectivas pluralistas que reconheçam as particularidades da América Latina, a fim de estabelecer o reconhecimento das experiências culturais locais e as suas influências nas formas de ver e perceber o mundo.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: UM NOVO PROJETO DE RACIONALIDADE. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 43–56, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3919.. Acesso em: 11 out. 2024.

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