ANÁLISE DA RETENÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

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DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2020.34.1538

Resumo

Os altos índices de evasão e retenção no ensino superior a algum tempo é de conhecimento comum, principalmente no que tange aos cursos de ciências exatas e tecnologia. Mesmo antes dos estudos mostrarem dados sobre este tema, a experiência docente já estava familiarizada com esse fenômeno. No entanto, tais estudos realizam um relevante papel subsidiando aos gestores com informações que os auxiliem na elaboração de planos de ações ao combate à retenção. Enquanto a evasão possui diversas definições que se tornam similares em sua interpretação, a retenção tem um entendimento discrepante a cada estudo, o que se reflete na maneira de analisá-la. Este estudo propõe a utilização uma matriz de análise da retenção que contempla diversas e possíveis situações pelas quais um aluno possa ser retido em uma disciplina e possibilite uma melhor compreensão do fenômeno, utilizando um curso de Sistemas de Informação de uma instituição pública como estudo de caso.

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Biografia do Autor

Léo Manoel Lopes da Silva Garcia, UNEMAT, Cáceres/MT, Brasil.

Mestre em Ciências da Computação. Docente na Universidade do Estado de Mato Grosso. Barra do Bugres – MT, Brasil.l

Daiany Francisca Lara, UNEMAT, Cáceres/MT, Brasil.

Mestre em Informática. Docente na Universidade do Estado de Mato Grosso. Barra do Bugres – MT, Brasil.

Franciano Antunes, UNEMAT, Cáceres/MT, Brasil.

Mestre em Ciências da Computação. Docente na Universidade do Estado de Mato Grosso. Cáceres – MT, Brasil.

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Publicado

2021-01-11

Como Citar

SILVA GARCIA, Léo Manoel Lopes da; LARA, Daiany Francisca; ANTUNES, Franciano. ANÁLISE DA RETENÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 15–38, 2021. DOI: 10.30681/21787476.2020.34.1538. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5140. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO