FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO BRASILEIRO E AS CONTRIBUIÇÕES DE ANÍSIO TEIXEIRA E DEMERVAL SAVIANI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2021.36.223238

Palavras-chave:

Educação, formação de professores, Anísio Teixeira, Demerval Saviani

Resumo

A formação de professores tem suma relevância na história da Educação. Assim, este trabalho objetivou elencar um breve histórico do processo de formação de professores no Brasil e destacar as contribuições de Anísio Teixeira e Demerval Saviani nesse processo para a Educação brasileira. Para tanto, efetivamos uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico a partir de obras de Anísio Teixeira e Demerval Saviani, além de contribuições de autores diversos acerca dos pressupostos teóricos dos autores analisados. Considera-se que as contribuições de ambos confluem para o ideário de uma prática pautada no processo dialético, possibilitando e estimulando professores a agirem no sentido de favorecerem a contra hegemonia a partir de seu trabalho pedagógico, em prol dos saberes necessários para a vida em sociedade e para sua transformação, por meio de uma educação pública para todos, cabendo a nós, educadores(as), resistirmos na busca por uma educação de qualidade inspirando-se nos passos destes autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thaís Fernanda Ruiz Braga Cardoso, Unespar - Campus Paranavaí

Graduação em Letras - Português/Inglês (FAFIPA, 2001), Especialização em Metodologias Inovadoras aplicadas à Educação - Educação Especial e Inclusiva (FACINTER, 2004), Especialização em Educação de Jovens e Adultos (UNIVALE, 2013) e Mestranda em Ensino: Formação docente interdisciplinar (UNESPAR/PPIFOR)

Ellyn Vieira de Souza Saraiva, Unespar - Campus de Paranavaí

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2019). Possui especialização em Educação Especial: Atendimento às necessidades especiais (2004) e em Neuropedagogia na Educação pela FATEC - Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí (2014). Mestranda em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar pela Unespar - Paranavaí. Atua como professora na Educação Básica do quadro próprio do magistério da SEED-PR.

Renan Bandeirante de Araújo, Unespar - Campus de Paranavaí

Professor do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Formação Docente da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí. Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e mestrado em Sociologia do Trabalho pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Marília (2002). Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Araraquara. Líder do Grupo de Pesquisa Economia do Trabalho, Educação e Desenvolvimento Regional, cadastrado no CNPq. Tem experiência docente nas áreas de Sociologia, História, Educação e Ensino, atuando principalmente com os temas: Modernidade, Trabalho, Globalização, com ênfase em questões que abordam: juventude, sociabilidade, educação, ensino, trabalho flexível, estranhamento social e formação de professores.

Referências

BARBOSA, N. F. M.; JARDILINO, J. R. L. A formação de professores: notas sobre o pensamento educacional de Anísio Teixeira. Educação em Perspectiva, v. 3, n. 2, p. 307-319, 2012.

MACEDO, S. M. F. A ética, a ética profissional e a Educação. Curitiba: Editora CRV, 2018.

MARSIGLIA, A. C. G.; CURY, C. R. J. Dermeval Saviani: uma trajetória cinquentenária. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v. 21, n. 62, p. 497-507, 2017.

NUNES, C. Anísio Teixeira entre nós: a defesa da educação como direito de todos. Educação & Sociedade, v. 21, n. 73, p. 9-40, 2000.

SAVIANI, D. O curso de Pedagogia e a formação de educadores. Perspectiva, v. 26, n. 2, p. 641-660, 2008.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 143-155, 2009.

SAVIANI, D. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Poíesis Pedagógica, v. 9, n. 1, p. 7-19, 2011.

SCHEIBE, L. Formação de professores no Brasil: a herança histórica. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 2, n. 2-3, p. 41-53, 2008.

SUHR, I. R. F. Teorias do conhecimento pedagógico. Curitiba: Intersaberes, 2012.

TEIXEIRA, A. S. Educação no Brasil. São Paulo: Editora Nacional, 1969.

TEIXEIRA, A. S. Mestres de amanhã. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 85, n. 209-10-11, 2004.

TEIXEIRA, A. S. Educação não é privilégio. 7 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007.

Downloads

Publicado

2022-07-19

Como Citar

CARDOSO, Thaís Fernanda Ruiz Braga; SARAIVA, Ellyn Vieira de Souza; ARAÚJO, Renan Bandeirante de. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO BRASILEIRO E AS CONTRIBUIÇÕES DE ANÍSIO TEIXEIRA E DEMERVAL SAVIANI. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 36, n. 2, p. 223–238, 2022. DOI: 10.30681/21787476.2021.36.223238. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5591. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO