A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2021.35.213230

Palavras-chave:

coordenador pedagógico, formação continuada, escola, professores

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação – UFFS/Campus Erechim, defendida em agosto de 2018, e tem como objetivo “Compreender a relevância do trabalho do coordenador pedagógico em articulação com as ações vinculadas à formação continuada de professores no espaço da escola de educação básica”. O estudo buscou refletir sobre fragilidades e possibilidades que emergem da formação inicial de docentes e, por isso, demandam processos de formação continuada. A busca por qualificar a atuação docente é uma maneira efetiva para melhorar a qualidade do ensino na educação básica. Ao atentar para a relação entre teoria e prática no cotidiano escolar, o estudo apontou a importância de estreitar a relação entre coordenador e coordenados, como uma forma de obter êxitos na formação continuada, bem como nos processos pedagógicos realizados na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jerônimo Sartori, UFFS,RS

Doutor em Educação pelo PPGEdu/Faced/UFRGS. Professor – Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Erechim – RS – Brasil.  

Marcia Fabris, UFFS,RS

Mestrado em Educação pelo PPGPE – UFFS/Campus Erechim.Coordenadora Pedagógica – Secretaria Municipal de Educação. Gaurama – RS – Brasil. 

Referências

BENACHIO, M. das N. PLACCO, V. M. N. de S. Desafios para a prática da formação continuada em serviço. In. PLACCO, V. M. N. de S.; ALMEIDA, L. R. de (Orgs.). O coordenador pedagógico: provocações e possibilidades de atuação. São Paulo: Loyola, 2012. p. 57-70.

BENINCÁ, E. Educação: práxis e resssignificação pedagógica. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2010.

DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 201-2015, maio/ago. 2009.

GADOTTI, M. Qualidade na educação: uma nova abordagem. Congresso de Educação Básica: Qualidade na Aprendizagem, Florianópolis, 2013.

GADOTTI,M. Boniteza de um sonho, ensinar e aprender com sentido. 2. ed. São Paulo: Ed. e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011.

FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. 14. ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessário para a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

NÓVOA, A. Professores, Imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009.

SARTORI, J. Formação do professor em serviço: da (re)construção teórica e ressignificação da prática. Passo Fundo: Ed. da Universidade de Passo Fundo, 2013.

SAVIANI, D. Formação de professores no Brasil: Dilemas e Perspectivas. Poíesis Pedagógica, v. 9, n. 1, jan./jun. 2011, p. 07-19.1, jan./jun. 2011, p. 07-19.

Downloads

Publicado

2021-08-28

Como Citar

SARTORI, Jerônimo; FABRIS, Marcia. A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ESPAÇO ESCOLAR. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 213–230, 2021. DOI: 10.30681/21787476.2021.35.213230. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5766. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO