APRENDIZAGEM COOPERATIVA: Uma experiência com estudantes Universitários
DOI:
https://doi.org/10.30681/21787476.2023.E392317Palavras-chave:
Aprendizagem cooperativa, benefícios, competências sociais, interacçãoResumo
O trabalho intitulado “aprendizagem cooperativa: Uma experiência com estudantes Universitários” alicerça-se na aplicação da aprendizagem cooperativa como uma metodologia educativa inovadora, com potencial para mudar as práticas nas Universidades Moçambicanas. Um dos maiores desafios colocados ao sistema educativo actual é contribuir para uma sociedade mais justa, onde todos os estudantes tenham acesso à educação e que esta contribua para a sua formação integral. Esta pesquisa foi desenvolvida com estudantes do curso de Licenciatura em Ensino de Química. A pesquisa teve como objectivo perceber quais as percepções que os estudantes universitários têm sobre o uso da aprendizagem cooperativa e quais os benefícios que podem advir dela. A metodológica usada foi a pesquisa-acção que utilizou como instrumentos de recolha de dados o inquérito e o diário de aprendizagem. Os resultados obtidos confirmam a aquisição de competências sociais e melhoria no aproveitamento pedagógico como benefícios associados a aprendizagem cooperativa.
Downloads
Referências
AGUADO, Maria Jose. A Educação Intercultural e Aprendizagem Cooperativa. Porto: Porto editora, 2000.
ANDRADE, Cristina do Nascimento Romano. Aprendizagem cooperativa: estudo com alunos do 3o CEB. 2011. 227 f. - Istituto Politécnico de Bragança, [s. l.], 2011. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/6157.
ARENDS, Richard. Aprender a Ensinar. 7a. ed. Londes: McGraw-Hill, 2008.
AZEREDO, Zaida. Teorias e Práticas em Investigacão Qualitativa. 1. ed. Lisboa: Piaget, 2019.
BESSA, Nuno; FONTAINE, Anne Marie. Cooperar para aprender: Uma Introdução à aprendizagem cooperativa. Porto: ASA, 2002.
DELORS, Jacques et al. Educação um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Séc. XXI. Rio de Janeiro: Cortez, 1998. Disponível em: http://scholar.google.com/scholar?hl=en&btnG=Search&q=intitle:Educação:+um+tesouro+a+descobrir.+Relatório+para+a+UNESCO+da+Comissão+Internacional+sobre+Educação+para+o+século+XXI#0.
FERREIRA, Ana Maria. Desafios da aprendizagem cooperativa no ensino secundário. 2010. - Universidade Lusofona de Humanidade e Tecnologias, [s. l.], 2010.
FONTES, Alice; FREIXO, Ondina. Vygotsky e a Aprendizagem Cooperativa. Lisboa: Livros Horizonte, 2004.
LIMA, Ossian Gadelha D E. Perspectivas de novas metodologias no Ensino de Química. Revista Espaço Acadêmico, [s. l.], v. 12, n. 136, p. 95–101, 2012.
LOPES, Jose; SILVA, Helena Santos. Aprendizagem Cooperativa em Sala de Aula. 1. ed. Lisboa: [s. n.], 2009.
MAGALHÃES, Alice. A aprendizagem cooperativa enquanto estratégia para promoção da atenção dos alunos. 2014. [s. l.], 2014.
MOREIRA, Sonia. Aprendizagem cooperativa e optimização da intervenção pedagógica no ensino básico – 1o ciclo em portugal. 2011. 88 f. - Universidade de Santiago de Compostela, [s. l.], 2011.
MOREIRA, Sonia. Cooperar para o Sucesso com Autonomia e Flexibilidade Curricular. 1a. ed. Lisboa: Pactor, 2019.
RAMOS, Rita; SANTOS SILVA, María; LOPES, José. A aprendizagem no ensino-aprendizagem das Ciências Naturais através de um método de aprendizagem cooperativa. REEC: Revista electrónica de enseñanza de las ciencias, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 334–346, 2013.
RIBEIRO, Ana Márcia. O trabalho cooperativo como promotor das aprendizagens: aplicação numa turma do ensino profissional na disciplina de área de integração. 2016. - Universidade de Lisboa, [s. l.], 2016.
SEVERINO, Antônio. Metodologia de Trabalho Científico. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2017.
SILVA, Helena; LOPES, José; MOREIRA, Sonia. Cooperar na Sala de Aula para o Sucesso. 1a. ed. Lisboa: Pactor, 2018.
SLAVIN, Robert. GRUPO DE ESTUDIO SOBRE APRENDIZAJE COOPERATIVO: Aprendizaje cooperativo: teoría, investigación y práctica. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 1999-. ISSN 01458973.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lubacha Zilhao
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".