ART PEDAGOGIA NO ESPAÇO DAS CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: UMA ANÁLISE SOBRE O PODER DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO

Autores

  • Eiza Valéria Silva CORRÊA
  • Janiara de Lima MEDEIROS

Palavras-chave:

Literatura infantil. Linguística. Pedagogia Hospitalar.

Resumo

Este trabalho apresenta a leitura infantil, por meio da pedagogia hospitalar, como instrumento para a formação humana, sem comprometer a fantasia e o imaginário. A pesquisa se justifica pela alternativa da pedagogia hospitalar aos profissionais que buscam o atendimento para crianças com necessidades educativas durante tratamento de saúde. Assim, o respeito às condições de adoecimento do paciente e a motivação de orientá-lo enquanto aluno foram determinantes para o desenvolvimento deste artigo, cujo objetivo foi analisar a trajetória científica e a temática do uso linguístico à pedagogia hospitalar, a partir de um estudo comparado entre artigos publicados e livros que tratam especialmente deste assunto, cujo resultado apontou ao desenvolvimento infantil nas três dimensões: físico, psíquico e cultural.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARAÚRO e Carla Bronzo LADEIRA. Atendimento Escolar Hospitalar: Trajetória pela Fundamentação Científica e Legal. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.24, Edição Especial, p.101-116, 2018

BRASIL, CONANDA. Resolução nº 41, de 17 de outubro de 1995. Dispõe sobre os Direitos da Criança e do Adolescente Hospitalizados. Diário Oficial da União. Brasília, Seção I, p. 16319-16320, 17/10/1995. Disponível em https://www.mpdft.mp.br/portal/pdf/unidades/promotorias/pdij/Legislacao%20e%20Jurisprudencia/Res_41_95_Conanda.pdf Acesso em junho de 2023.

CECCIM, Ricardo Burg, CARVALHO, Paulo R. Antonacci, (orgs.) Criança hospitalizada: atenção integral como escuta à vida. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1997.

ESTEVES, Claudia R. Pedagogia hospitalar: um breve histórico. 2008. Disponível em: http://www.santamarina.g12.br/faculdade/revista/artigo4.pdf. Acesso em junho de 2023.

FONSECA, Eneida Simões da, Araújo; Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque; LADEIRA, Carla Bronzo. Atendimento escolar hospitalar: trajetória pela fundamentação científica e legal. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.24, Edição Especial, p.101-116, 2018

FONSECA, Eneida Simões da. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. 2. ed. São Paulo: Memnon, 2008.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 44. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. In.: Estudos Avançados 15 (41). Disponível em: Acesso em: 20 jan. 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LOPES, Irami Santos e RAMOS, luiza. Leitura e escola hospitalar: motivações, coautoria e interatividade. Disponível EM https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10198/8/27.pdf Acesso em junho de 2023.

MEDEIROS, Janiara de Lima. Formação para o Trabalho x Formação para a Vida: do princípio educativo do trabalho à educação emancipatória. Mauritius: Novas Edições Acadêmicas, 2019.

RIBEIRO, R.L.R. A violência à criança hospitalizada: a dimensão ética da intervenção terapêutica. Dissertação (Mestrado em Assistência de Enfermagem) –Curso de Mestrado Interinstitucional na Universidade Federal de Mato Grosso/Universidade Federal de Santa Catarina, Cuiabá/Florianópolis. 1998. 136p.

Recebido: 29/07/2023

Aprovado: 13/08/2023

Publicado: 01/09/2023

Downloads

Publicado

2023-09-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ART PEDAGOGIA NO ESPAÇO DAS CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: UMA ANÁLISE SOBRE O PODER DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO. (2023). Revista De Comunicação Científica, 1(13). https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/11686

Artigos Semelhantes

1-10 de 69

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.