PONTO DE CULTURA AFROBRASILIDADE: ANCESTRALIDADE, PATRIMÔNIO E RESISTÊNCIA ATRAVÉS DA CAPOEIRA
Palavras-chave:
Capoeira. Matriz Africana. Patrimônio Cultural.Resumo
O Projeto Ponto de Cultura Afrobrasilidade é um trabalho social com crianças e adolescentes de baixa renda, realizado pelo Instituto Jogo de Mandinga de Capoeira -IJDM, sob coordenação do Mestre Bicudo e tem como objetivo promover a socialização crianças e adolescentes em idade escolar no município de Tangará da Serra-MT através das aulas de iniciação à Capoeira, danças de matrizes africanas e musicalização. O Projeto Afrobrasilidade conseguiu atingir os objetivos propostos, uma vez que, houve a interação e socialização de crianças e adolescentes de baixa renda, que além de desenvolverem a técnica do jogo da capoeira despertaram o interesse na cultura afrobrasileira.
Downloads
Referências
ABIB, Pedro Rodolpho Jungers. Os velhos capoeiras ensinam pegando na mão In Cadernos Cedes, v. 26, p. 86-98, 2006.
FARINA, Sinval. Pedagogia da mandinga*: a capoeira como expressão de liberdade no currículo escolar e no mundo da rua. In Revista Didática Sistêmica, v. 13, n. 2, p. 94-106, 2011.
FERREIRA NETO, José Olímpio. Cantigas de capoeira contestando a história dos vencedores. In Lampejo-Revista Eletrônica de Filosofia, v. 2, n. 6, 2014.
LUSSAC, Ricardo Martins Porto; TUBINO, Manoel José Gomes. Capoeira: a história e trajetória de um patrimônio cultural do Brasil In Journal of Physical Education, v. 20, n. 1, p. 7-16, 2009.
OLIVEIRA, Luiz Felipe Mendes; TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. Patrimônio, turismo e desenvolvimento: um estudo sobre a Puxada do Mastro de São Sebastião em Olivença, Ilhéus-Bahia. In CULTURA: Revista de Cultura e Turismo, v. 11, n. 3, p. 184-207, 2017.
PAULA, Tania Regina; BEZERRA, Wladimir Pereira. As vantagens do ensino da capoeira nas aulas de educação física escolar. In Revista Digital, v. 18, n. 188, 2014.
PERTUSSATTI, Marcelo. Na roda do conhecimento: entre saberes da capoeira e saberes da escola, 2018.
SILVA, Monique Bezerra. POLÍTICA CULTURAL SITUADA: uma leitura crítica de programas culturais em São Paulo. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016.
SOARES, Everton Barbosa; JULIO, Marli das Graças. A inserção da capoeira no currículo escolar. In Revista Digital, 2011.
TAVARES, Luiz Carlos Vieira. O corpo que ginga, jogo e luta: a corporeidade na Capoeira. 2018.
TEIXEIRA, Lucas da Silva. Projeto de ensino para aulas de língua portuguesa: diálogos entre a roda de capoeira, a poesia e a crônica. 2018.
Recebido: 09/10/2023
Aprovado: 29/11/2023
Publicado: 01/01/2024