EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA TURMA MULTISSERIADA EM JI-PARANÁ/RO

Autores

  • Jonismara Pinto Balbino Universidade de Rondônia campus de Ji-Paraná
  • Silvana da Silva Moura
  • Isaura Isabel Conte Universidade Federal de Rondônia – UNIR

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos; Aprendizagens; Saberes coletivos.

Resumo

Este texto aborda a educação de jovens e adultos a partir da inserção em uma turma multisseriada nesta modalidade de educação. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação e a coleta de dados se deu ao longo de um ano de projeto de extensão desenvolvido entre a Universidade Federal de Rondônia e uma escola pública municipal de Ji-Paraná/RO. Destaca-se como pontos relevantes: a interdisciplinaridade é de suma importância entre as aprendizagens dos conteúdos e os saberes dos alunos; a valorização da oralidade para o desenvolvimento da escrita e da leitura; a correção das atividades de forma coletiva; o empoderamento de si ao saber que sabem e o incentivo e companheirismo da docente. Como ponto falho, a falta de oferta de formação específica para docentes da EJA dos anos iniciais. 

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Biografia do Autor

  • Jonismara Pinto Balbino, Universidade de Rondônia campus de Ji-Paraná

    Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade de Rondônia campus de Ji-Paraná

  • Silvana da Silva Moura

     

    Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade de Rondônia campus de Ji-Paraná

  • Isaura Isabel Conte, Universidade Federal de Rondônia – UNIR

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Departamento de Ciências Humanas e Sociais do campus de Ji-Paraná da Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

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Recebido: 23/02/2024

Aprovado: 18/06/2024

Publicado: 01/09/2024

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Publicado

2024-08-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA TURMA MULTISSERIADA EM JI-PARANÁ/RO. (2024). Revista De Comunicação Científica, 2(16), 23-41. https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/12847

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