EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA TURMA MULTISSERIADA EM JI-PARANÁ/RO
Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos; Aprendizagens; Saberes coletivos.Resumo
Este texto aborda a educação de jovens e adultos a partir da inserção em uma turma multisseriada nesta modalidade de educação. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação e a coleta de dados se deu ao longo de um ano de projeto de extensão desenvolvido entre a Universidade Federal de Rondônia e uma escola pública municipal de Ji-Paraná/RO. Destaca-se como pontos relevantes: a interdisciplinaridade é de suma importância entre as aprendizagens dos conteúdos e os saberes dos alunos; a valorização da oralidade para o desenvolvimento da escrita e da leitura; a correção das atividades de forma coletiva; o empoderamento de si ao saber que sabem e o incentivo e companheirismo da docente. Como ponto falho, a falta de oferta de formação específica para docentes da EJA dos anos iniciais.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel Gonzales; MOLINA, Mônica Castagna. Apresentação. In: ARROYO, Miguel Gonzales; MOLINA, Mônica Castagna (Orgs.). Por uma educação do campo. Rio de Janeiro: Vozes, 2004. p. 7-17.
OLIVEIRA, Inês Barbosa. Pensando o currículo na educação de jovens e adultos. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; PAIVA, Jane (Orgs.) Educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. p. 101-109.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei 9394/96. Brasília: Senado Federal, 1996 atualizada.
BRASIL. Ministério da educação. Resolução 01/CNE/CEB/2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Brasília: MEC, 2000.
FAZENDA, Ivani (Org). O Que é interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 32. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Brasília: ANCA/Incra edição especial, 1996.
FREIRE. Paulo. A importância do ato de ler. 51. ed. Em três artigos que se complementam. São Paulo: Cortez, 2011.
RODRIGUES, Verone Lane. A educação de adultos na perspectiva freiriana. In: ROMÃO, José Eustáquio; RODRIGUES, Verone Lane (Orgs.) Educação de adultos. Paulo Freire e a educação de adultos, teorias e práticas. Brasília: Liber Livro, 2011. p. 13-56.
PAIVA, Vanilda. História da educação popular e educação no Brasil. Educção popular e educação de adultos. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2003.
PINTO, Álvaro Vieira. Sete ensaios sobre a educação de jovens e adultos. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
ROMÃO, José Eustáquio; GADOTTI, Moacir. Educação de adultos. Cenários, perspectivas e formação de educadores. Brasília: Liber Livro, 2007. (coleção educação de adultos).
TARDELLI, Marlete Carboni. O ensino da língua materna. Interações em sala de aula. São Paulo: Cortez, 2002.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Recebido: 23/02/2024
Aprovado: 18/06/2024
Publicado: 01/09/2024