CULTURA, ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE: UM DIÁLOGO ACERCA DO HIP HOP POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Autores

  • Mario Sergio Soares Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF)
  • Janiara de Lima Medeiros Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Silvio Marcos Dias Santos Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.30681/rcc.v2i16.12849

Palavras-chave:

Cultura; Ensino; Formação docente; Educação antirracista.

Resumo

Diante da preocupação com a valorização e solidificação da cultura preta, anseia-se por uma educação escolar antirracista, num cenário em que os docentes devam atuar como maestros da orquestra em favor da cultura e do ensino. Neste contexto, este trabalho apresenta elementos a fim de contribuir à formação docente (inicial e continuada) na perspectiva da educação antirracista como prática social e, desta forma, são sugeridas atividades iniciais como apoio ao professor iniciante. Para tanto, esta pesquisa inicia-se com a proposta de contextualização ao trazer à baila alguns elementos da cultura Hip Hop que contribuem à constituição de subjetividades: são as pessoas que habitam territórios periféricos e pertencentes à diáspora negra, refletindo o retrato da realidade brasileira. 

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Biografia do Autor

  • Mario Sergio Soares, Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF)

    Graduando de Pedagogia pelo Instituto de Educação em Angra dos Reis - Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF)

  • Janiara de Lima Medeiros, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Doutoranda em Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora de Língua Portuguesa na graduação em Pedagogia da UFF.

  • Silvio Marcos Dias Santos, Instituto Federal do Paraná

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (2022). Bibliotecário-Documentalista do Instituto Federal do Paraná, Campus Avançado Coronel Vivida.

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Recebido: 20/03/2024

Aprovado: 25/06/2024

Publicado: 01/09/2024

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Publicado

2024-08-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Soares, M. S. ., Medeiros, J. de L. ., & Santos, S. M. D. . (2024). CULTURA, ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE: UM DIÁLOGO ACERCA DO HIP HOP POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. Revista De Comunicação Científica, 2(16), 55-74. https://doi.org/10.30681/rcc.v2i16.12849