ALUNOS INDIGENAS NO CONTEXTO ESCOLAR URBANO: ENCONTROS E DESENCONTROS.

Autores

  • Gisele Aparecida PINHEIRO
  • Ronélia do NASCIMENTO

Resumo

Este trabalho buscou fazer um estudo voltado para a questão indígena abordando as relações de preconceito e discriminação por parte da sociedade não indígena, procurei investigar se existe preconceito e discriminação no espaço escolar urbano em que estudantes indígenas estudam. Essa busca se deu devido o fato que podemos perceber nos dados históricos todas as práticas opressoras que os povos indígenas sofreram diante dos outros povos que neste país chegavam e no Vale do Arinos onde está a cidade de Juara não foi diferente. Realizei uma pesquisa qualitativa, com técnicas de observação e entrevistas, constatei que atualmente no espaço escolar ainda é um ambiente que reproduz o preconceito e a discriminação diante dos povos indígenas e se faz necessário a sensibilização dos professores, coordenadores e direção que trabalhem a questão da valorização do outro.

 

Palavras- Chave: Povos indígenas, Espaço escolar urbano, Preconceito, Discriminação.

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Publicado

2016-08-10

Como Citar

PINHEIRO, G. A., & NASCIMENTO, R. do. (2016). ALUNOS INDIGENAS NO CONTEXTO ESCOLAR URBANO: ENCONTROS E DESENCONTROS. Revista De Comunicação Científica, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/1396

Edição

Seção

Capítulos