EDUCAÇÃO SEXUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMBATE E PREVENÇÃO AO ABUSO SEXUAL NA INFÂNCIA

Autores

  • Ivani Ambrósio GOMES
  • Elizabeth Ângela dos SANTOS

Resumo

O presente trabalho tratou sobre o tema relacionado à pedofilia e a importância no combate e prevenção ao abuso sexual na infância, apresentando reflexões e indagações sobre as questões relacionadas as práxis pedagógicas na prevenção e identificação que garanta o diagnóstico precoce de casos de pedofilia no contexto escolar. Partindo do pressuposto de que a criança é um ser inocente deve se ter a preocupação e um olhar atento com questões relacionadas ao abuso sexual. A metodologia utilizada neste trabalho é a pesquisa de abordagem qualitativa, teve como finalidade uma compreensão detalhada do tema abordado, como também orientar professores familiares, quanto á importância do diagnóstico precoce e prevenção dessa violência. Percebe no decorrer do texto que é fundamental que haja a elaboração de uma proposta pedagógica nas instituições de ensino que aborde o tema “prevenção do abuso sexual - pedofilia” para que assim possa combater os casos já ocorridos e prevenir o surgimento de novos casos.  
 
Palavras Chave: Pedofilia; prevenção; orientação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABUSO SEXUAL, Mitos e Verdade. Cartilha Abrapia link/; Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Abuso_Sexual_mitos_realidade.pdf, acesso em 04/03/2016.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069/90 de 13 de julho de 1990. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF.

BRINO, Rachel de Faria; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Capacitação do educador acerca do abuso sexual infantil1. Jul./dez. 2003. Disponível em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/psicologia/article/view/3218; acesso dia 09/04/2016.

DESLANDE, Suely; Ferreira, Romeu Gomes; Minayo, Maria Cecilia de Souza (organizadora). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 30. ed. Petrópolis, RJ: Vozes 2011.

FALEIROS, Vicente de Paula; FALEIROS, Eva Silveira. ESCOLA QUE PROTEGE: Enfrentando a violência contra crianças e adolescentes. 2 ed. Brasília:MEC/SECAD, 2008.

GERHARDT, Tatiane Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. UAB/UFRGS e SEAD/UFRGS. Porto Alegre: EdUFRGS, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. 3.reimpr. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PIANA, MC. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 233 p. ISBN 978-85-7983038-9. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>.

VARGAS, Ana Carla Campos. Pedofilia no Âmbito Familiar. 2012. Disponível em:http://scholar.google.com.br/scholar?q=Ana+Carla+Campos+Vargas+Pedofilia+no+%C3 %A2mbito+familiar&btnG=&hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5 acesso dia 25/02/2016. WILLIANS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Pedofilia: Identificar e prevenir. São Paulo: Brasiliense, 2012.

Downloads

Publicado

2018-09-01

Como Citar

GOMES, I. A., & SANTOS, E. Ângela dos. (2018). EDUCAÇÃO SEXUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMBATE E PREVENÇÃO AO ABUSO SEXUAL NA INFÂNCIA. Revista De Comunicação Científica, 3(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/3095

Edição

Seção

Resumos Expandidos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)