EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA JUPORIJUP: COMPREESÕES ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICAS.

Autores

  • Thaynara Rafaella da Silva CASTRO
  • Waldinéia Antunes de Alcântara FERREIRA

Resumo

As comunidades indígenas, como qualquer outra, tem os mesmos direitos de acesso a educação escolarizada, neste caso, atendendo as particularidades e singularidades étnicas e culturais, via sala de recursos. Tê-la faz parte de um desafio, de um direito e de reais mudanças em diferentes aspectos. As mudanças estruturais e de condução pedagógica vão acontecendo aos poucos considerando a realidade do contexto. O texto tem o objetivo de refletir e evidenciar as tomadas de decisões da comunidade Tatuí em atender as crianças com deficiências e/ou necessidades especiais, com a criação da sala de recursos. Apresentamos uma discussão acerca da mobilização para este acontecimento e alguns apontamentos da pesquisa vivenciada qualitativamente. Apontamos que a educação indígena na sala de recursos é complementariedade solidária, e fortalecimento da escola específica e diferenciada.
 
Palavras-chave: Sala de Recursos, Inclusão, Educação.

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Referências

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

CASTRO, T. R. da S., & FERREIRA, W. A. de A. (2018). EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA JUPORIJUP: COMPREESÕES ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICAS. Revista De Comunicação Científica, 4(1), 18–28. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/3269

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