EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FACE DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: A REPERCUSSÃO DAS NOTÍCIAS E SUA CONEXÃO COM A EDUCAÇÃO EM CUIABÁ-MT
Resumo
O artigo analisa a importância da educação ambiental frente as mudanças climáticas, a crise ambiental e o aquecimento global e outros fenômenos atmosféricos, tanto na ciência como na mídia. Observa-se em parte de conexão do conteúdo midiático com a educação formal, perante as informações, com os relatórios do IPCC que destaca o aquecimento global desencadeando desastres ambientais e revela diferentes cenários das mudanças do clima. Mediante as informações, a sociedade incorpora o chamamento para si, provavelmente por ser leiga no assunto e/ou em virtude de sofrer influência midiática, em que considera o problema como parte de sua responsabilidade referente às mudanças climáticas globais.Palavras-chave: Educação Ambiental. Mudanças Climáticas. Aquecimento Global.
Downloads
Referências
AGUIR, S. Territórios do jornalismo: geografias da mídia local e regional no Brasil. Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2016. 246p.
AMORIM, P. H. O quarto poder: uma outra história. 1. ed. São Paulo: Hedra, 2015.
ANDRADE, D. S. O surgimento da imprensa em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul. In: ENCONTRO CENTRO-OESTE DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 3. Alcar. (UFMS), Campo Grande-MS. Anais… Goiânia: UFMS, 2016.
CARVALHO, J. L. R.; MACHADO, M. N. M.; MEIRELLES, A. M. Mudanças climáticas e aquecimento global: implicações na gestão estratégica de empresas do setor siderúrgico de Minas Gerais. Cadernos Ebape. BR, v. 9, n. 2, p. 220-244, 2011.
DIÁRIO DE CUIABÁ. Disponível em: <http://www.diariodecuiaba.com.br/indice.php?assunto=indice&edicao=12430&anteri or=1>. Acesso em: 19 maio 2017.
GAZETA DIGITAL. Disponível em: <http://www.gazetadigital.com.br/edicao/materia/numero/6219>. Acesso em: 4 jun. 2017.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HENNING, C. C.; GARRÉ, B. H. ; HENNING, P. C. Discursos da educação ambiental na mídia: uma estratégia de controle social em operação. Rev. eletrônica Mestrado. Educ. Ambiental. v. 25, p. 243-252, 2010.
IPCC. AR4/SPM. Summary for Policy Makers (SPM). Contribution of Working Group I for the Fourth Assessment Report (AR4). Genebra: WMO/UNEP, 2007.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LENCIONI, S. Região e geografia. 1. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.
LOUREIRO, C. F. B. Educação Ambiental Transformadora. In: LAYRERGUES, P. P. (Org.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: MMA, 2004.
MARENGO, J. A.; BETTS, R. Riscos das mudanças climáticas no Brasil - análise conjunta Brasil-Reino Unido sobre os impactos das mudanças climáticas e do desmatamento na Amazônia. São José dos Campos: INPE/MOHC, 2011.
SILVA, R. L. F. A educação ambiental frente às mudanças climáticas globais – contribuições da análise crítica da mídia. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36, – 29 set a 2 de out de 2013, Goiânia-GO1. Anais... Goiânia: ANPED, 2013, p. 1-16.
VASCONCELOS, C. R.; TAMAIO, I. O papel da educação ambiental na formulação de políticas públicas transformadoras para enfrentamento das mudanças climáticas. Rev. eletrônica Mestrado Educação Ambiental, v. especial, p. 1.517-1.556, 2010.