OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA CRIATIVA: ESTRATÉGIAS DE CIDADANIA E PROMOÇÃO DA SAÚDE NO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
Este texto é um relato de Oficinas de Leitura e Escrita Criativa, ocorridas na Unidade de Internação do Hospital Sanatório Partenon na cidade de Porto Alegre/RS. As oficinas são ancoradas nas emoções e motivações das pessoas e como estas a partir de seus níveis de consciência sobre suas vidas acessam seus direitos e/ou a ausência deles. A metodologia permite a troca de saberes, possibilitando aos participantes maior autonomia para além da escrita.
Palavras chave: Educação Popular em Saúde, Cidadania, Tuberculose.
Downloads
Referências
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portal da Saúde. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/tuberculose. Acessado em 20 de fev de 2018.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE In Boletim Epidemiológico: Perspectivas brasileiras para o fim da tuberculose como problema de saúde pública. Brasília, DF, n. 13, 2016.
CANDAU,V.M; S.B.SACANIVO; M.F.M. BARBOSA; M. MARANDINO A.G. MACIEL. Oficinas Pedagógicas de direitos humanos. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2017.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1977.
MAFFACIOLLI, R; OLIVEIRA.D.L.C; BRAND.E.M. Vulnerabilidade e direitos humanos na compreensão de trajetórias de internação por tuberculose In Saúde Soc. São Paulo, v. 26, n 1, 2017. Pgs. 286-299.
RIBEIRO, Kátia.Q.S. Metodologias ativas de ensino aprendizagem e educação popular: encontros de desencontros no contexto da formação dos profissionais de saúde. Interface (Botucatu), 2014, vol.18.suppl.2, PP. 1355-1364.
RIO GRANDE DO SUL. Departamento de Coordenação dos Hospitais. Hospitais Estaduais: A história da Saúde Pública do Rio grande do Sul, 2016. Disponível em: http//hospitaisestaduais.blogspot.com.br/p/hsp/HTML. Acesso em 13 de outubro de 2017.