AS VAGAS OCIOSAS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA PERCEPÇÃO DOS CALOUROS DA UNEMAT EM TANGARÁ DA SERRA – MT

Autores

  • Rogério MAKINO

Resumo

A quase totalidade dos cursos de graduação da UNEMAT tem vagas ociosas. Em Tangará da Serra, o curso que historicamente tem o maior número de vagas ociosas é o de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas. O objetivo do presente estudo é de identificar a percepção dos ingressantes do curso sobre o porquê dessa ociosidade. A coleta de dados foi feita principalmente por meio de questionários, grupo focal e entrevistas com os alunos ingressantes do curso no 1º e no 2º semestre letivo de 2018.

Palavras-chave: Ciências Biológicas, Licenciatura, Vagas Ociosas, Evasão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARANHA, A. V. S.; SOUZA, J. V. A. (2013) “As Licenciaturas na Atualidade: nova crise?”. Educar em Revista. Curitiba, nº 50, pp. 69-86, out/dez.

CARTA CAPITAL. Magistério é o curso mais procurado por estudantes de baixa renda. 13 de maio de 2019. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/magisterioe-o-curso-mais-procurado-pelos-mais-obres/?fbclid=IwAR2s9RhuwTnPgvzPHkMNY0YyUF8cBEJxerBkEhhcewcRAnWjgM_yBcuDHI

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio (2015). A situação atual dos cursos de licenciatura no Brasil frente à hegemonia da educação mercantil e empresarial. REVEDUC – Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v.9, n.3.

GATTI, Bernadette Angelina (org.) (2009). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO.

OLIVEIRA, Mariana Esteves (2019). Professor, você trabalha ou só dá aula? Editora CRV.

ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L. O.; KOGUTI, M. C.MANIESI, P. S. (2017) “A Formação dos Professores nos Cursos de Licenciatura: o que dizem os professores”. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, PUCPR, v. 17, nº 55, pp. 1630-1661, out/dez.

UNEMAT. Edital nº 014/2018 da PROEG. Seleção e Preenchimento de Vagas Remanescentes dos Cursos de Graduação Presenciais dos Câmpus da Universidade do Estado de Mato Grosso. Acessado em 19/05/2019, disponível em:

http://portal.unemat.br/?pg=site&i=proeg&m=editais&c=remanescentes-2018-emandamento

______ . Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus de Tangará da Serra. 2013.

Downloads

Publicado

2021-01-11

Como Citar

MAKINO, R. (2021). AS VAGAS OCIOSAS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA PERCEPÇÃO DOS CALOUROS DA UNEMAT EM TANGARÁ DA SERRA – MT. Revista De Comunicação Científica, 6(1), 76–84. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/5170

Edição

Seção

Artigos