DESIGUALDADES NO ACESSO AO ENSINO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA NA REDE ESTADUAL DE MATO GROSSO
Resumo
A população brasileira enfrenta a desigualdade social desde a formação territorial do país, resultado da falta de investimentos por parte dos governantes ao longo da história. Este trabalho traz uma reflexão sobre a atual situação da educação na rede estadual de Mato Grosso, levando em conta as dificuldade enfrentadas por alunos e professores neste tempo de pandemia. As principais dificuldades vivida nestes tempos, são as questões emocionais, a falta de acesso aos meios tecnológico e a própria disponibilidade de rede de internet e sem nenhum auxílio do governo do estado.
Palavras chaves: Ensino remoto, Pandemia, Desigualdade e Tecnologia.
Downloads
Referências
ALVES, Washington Lair Urbano; A história da educação no Brasil: da
descoberta à lei de Diretrizes e Bases de 1996; Dissertação – Universitário
Católico Salesiano Auxilium – UNISALESIANO, Lins 2009, SP.
CALLAI, Helena Copetti. GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO, Associação dos
geógrafos brasileiros, revista terra livre, 1999.
www.agb.org.br › index.php › terralivre › article › view
FREIRE, P., Professor sim, tia não; cartas a quem ousa ensinar. São Paulo Olho
d’água,1997. https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Paulo-Freire-Professorasim-tia-n%C3%A3o-Cartas-a-quem-ousa-ensinar.pdf
Fundação Carlos Chagas; Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica.
https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-depandemia-informe-n-1
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília: Ministério da
Educação, 2018. 600 p.
PASINI, Carlos Giovani Delevati Pasini; CARVALHO, Élvio de; ALMEIDA, Lucy Hellen Coutinho. A Educação Híbrida em tempos de pandemia: Algumas considerações. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) RS 2020 www.ufsm.br › app › uploads › sites › 2020/06 › Text.
PINTO, Francisco Ringostar e CARNEIRO Rosalvo Nobre; O ensino de Geografia no século XXI: Praticas e desafios do/no Ensino Médio. Revista GeoInterações, Assú, v.3, n.2, p.3-22, jul./dez. 2019.
SUESSI, Rodrigo Capelle; SILVA, Alcinéia de Souza; perspectiva decolonial e a (re)leitura dos conceitos geográficos no ensino de geografia
https://periodicos.ufsm.br/geografia/rt/printerFriendly/35469/html
RODRIGUES, Arlete Moyses, A dinâmica do espaço urbano: novas realidades e desafios; “Geo-Lives em tempos de isolamento social”. Organizados pelo curso de licenciatura em Geografia Unemat/Dead e Programa de Pós-Graduação em Geografia PPGGEO/UNEMAT; Link
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=DeeSVtzERs0. 2020.
Recebido: 13/10/2020
Aprovado: 10/02/2021
Publicado: 01/05/2021