EDUCAÇÃO ESCOLAR CHIQUITANO NA ALDEIA VILA NOVA BARBECHO

Autores

  • Suzilene CHUE
  • Lori Hack de JESUS

Resumo

Este trabalho trata de uma pesquisa, que está em andamento, na Escola Estadual Indígena Chiquitano José Turíbio, para fins de Trabalho de Conclusão de Curso, visando compreender as conquistas da Educação Escola Indígena como específica e diferenciada, bem como, os desafios que se colocam para efetivarmos esta educação almejada pelo Povo Chiquitano em nossa comunidade. Para isso, utilizaremos a metodologia de pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica, pois haverá a necessidade de um profundo mergulho na comunidade e na escola, para pesquisar com a técnica da entrevista a pais e mães de alunos/as e professores/as da escola pesquisada. Com isso, queremos contribuir para a melhoria do processo educativo na comunidade, através da educação escolar.

Palavras-chave: Educação Diferenciada, Escola Indígena, Pedagogia Intercultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, Marli Elisa. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social. Teoria, método e

criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

Recebido: 13/10/2020

Aprovado: 30/03/2021

Publicado: 01/05/2021

Downloads

Publicado

2021-06-18

Como Citar

CHUE, S., & JESUS, L. H. de. (2021). EDUCAÇÃO ESCOLAR CHIQUITANO NA ALDEIA VILA NOVA BARBECHO. Revista De Comunicação Científica, 8(1), 105–113. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/5556

Edição

Seção

Artigos