Sobre a Revista

Foco e Escopo

Revista de estudos acadêmicos de Letras é uma publicação contínua de trabalhos relacionados às áreas de Literatura, Linguística e Linguística aplicada e áreas afins. Sua proposta editorial é criar um instrumento de divulgação das pesquisas de alunos de graduação e pós-graduação, nos campos de conhecimento que envolvem a área de Letras e as áreas afins.

Objetivos:

-Difundir o conhecimento desenvolvido por alunos de graduação e pós-graduação;

-Criar um espaço alternativo para a publicação de trabalhos, com diferentes enfoques e formatos, realizados por pesquisadores, das Instituições de Ensino Superior do Brasil e do Exterior.

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação aos quais são submetidas as contribuições é rigorosamente definido através das etapas formalizadas pela revista. A avaliação é anônima (nem avaliador, nem avaliado mantêm quaisquer tipos de contatos direto ou indireto, bem como não são identificados entre si) e por pares (pelo menos dois avaliadores verificam o texto a ser avaliado e emitem pareceres).

O editor de área verifica o texto submetido ao periódico e analisa se atende aos quesitos essenciais de layout e se está dentro do foco ao qual a revista se propõe: que é publicar artigos que tratam das questões relacionadas à Literatura, Linguística e Linguística Aplicada. O editor responsável e demais editores reservam-se o direito de rejeitarem textos que estejam fora das diretrizes estabelecidas pela revista, isto é, inadequados à temática, abordagem, linguagem ou apresentação normatizados.

Os textos submetidos deverão atender aos princípios éticos fundamentais da prática científica. Os autores devem colocar em nota de rodapé ou mesmo no corpo do texto informações sobre as autorizações legais obtidas para a realização das pesquisas que resultaram na publicação, quando necessário. Os autores serão os responsáveis pela veracidade das informações publicadas.

Os textos submetidos devem observar rigorosamente as normas editoriais, pois caso não estejam adequados, serão devolvidos para a realização da adequação do autor e ressubmetidos à revista para que sejam verificados e avaliados.

A revista se reserva o direito de classificar o trabalho submetido como artigo original ou não, devendo comunicar ao autor a decisão com a devida justificativa e aguardar a concordância deste.

Periodicidade

A Revista de Estudos Acadêmicos de Letras adota o modelo de publicação em fluxo contínuo, com artigos disponibilizados assim que aprovados e finalizados, ao longo de todo o ano.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A reescrituração da primeira revista científica do Curso de Letras/UNEMAT, a Revista de Estudos Acadêmicos, periódico semestral que objetiva publicar artigos científicos relacionados à linguagem, se coloca hoje como continuidade aos trabalhos publicados nos idos da década de 90. Essa reescrituração da Revista leva em conta o trabalho que se inicia de modo artesanal, mas que, com o passar, incorpora-se a novas tendências da tecnologia da informação. Assim, o periódico torna-se um instrumento intelectual de amplo acesso, resultado das possibilidades abertas pela inovação tecnológica. É com esse pulsar e se inserindo as tendências tecnológicas da modernidade, que a partir dessa edição a Revista de Estudos Acadêmicos assume um novo escopo político com uma nova formatação acadêmica. O periódico continua com sua vinculação no Departamento de Letras/Cáceres/UNEMAT, mas, agora, também se vincula ao CEPEL - Centro de Estudos e Pesquisa da Linguagem. Um Centro, de natureza multicampi e multidisciplinar, que se destina à produção e circulação do conhecimento sobre linguagem e suas inter-relações <http://www.unemat.br/pesquisa/cepel/>. Quanto ao seu caráter administrativo a Revista de Estudos Acadêmicos continua semestral e passa a ser um periódico também em versão eletrônica que poderá ser acessada pelo link: <http://periodicos.unemat.br/>disponível na página da UNEMAT. Outra importante retomada é a digitalização dos números anteriores, pois será possível acessar as edições anteriores que estarão digitalizadas na página. Outra mudança se dá na política de publicação da revista. A partir deste número (07), além de objetivar a publicação de textos científicos da área de Linguística, Letras e Artes, o periódico torna-se um instrumento de divulgação de trabalhos desenvolvidos por discentes de graduação e pós-graduação no âmbito da Linguagem, cujos textos reunidos a cada número atribuem à revista um caráter único temático, mas, ao mesmo tempo abre possibilidades de um grande entrelaçamento aos estudos da Linguística, Letras e Artes.

As temáticas do periódico permeiam as diversas áreas dos estudos de linguagem, relacionando-os aos resultados de investigações acadêmicas da UNEMAT, o que oportunizará a difusão da produção científica dos alunos e ex-alunos de graduação e do Programa de Pós-Graduação, dando a oportunidade de materializarem publicamente suas reflexões científicas.