A ESCRITA E O SER EM HIRONDINA JOSHUA
DESDOBRAMENTOS METAPOÉTICOS EM OS ÂNGULOS DA CASA
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v18i01.11812Palavras-chave:
Metapoesia, Lírica moçambicana, Hirondina Joshua, Ângulos da CasaResumo
Em Os Ângulos da Casa (2016), os espaços casa e corpo são interligados pelos eu-líricos de Hirondina Joshua, ao tecerem sobre o feminino e a sexualidade. Para além dessas tocantes, notamos o viés metapoético transpassado na tessitura lírica da autora moçambicana. Por essas veredas, surge a hipótese de que o poema do corpus da pesquisa apresenta reflexões sobre o ser, sobretudo, feminino, e a escrita. Diante disso, propomos nesta leitura, analisar os desdobramentos da metapoesia em um dos poemas sem título presente na obra. Almejamos assim, verificar o discurso que perpassa as entrelinhas autorreflexivas da poetisa, apontando para as emergências reveladas a partir das leituras realizadas, em especial, sobre o feminino e o fazer poético. Para tal fim, recorremos às contribuições teóricas que se debruçam sobre a autorreferencialidade da poesia, sendo estas previamente iniciadas por Sánchez Torres (1993) e Bochicchio (2012), visando contribuir para a taxonomia da metapoesia.
Downloads
Referências
ALÓS, Anselmo Peres. Uma voz canonizada a contrapelo: a poética de Noémia de Sousa. Revista Diadorim, v. 5, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/diadorim/article/view/7951. Acesso em: 14 mai. 2023.
ALÓS, Anselmo Peres. Uma leitura a contrapelo do colonialismo em terras moçambicanas. Revista Estudos Feministas, v. 21, n. 1, p. 398–402, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/S0104-026X2013000100021. Acesso em: 23 abr. 2023.
AMORIM, Bernardo Nascimento de. O local e além: as poéticas em trânsito de Paula Tavares e Conceição Lima. Via Atlântica, São Paulo, n. 38, p. 221-250, dez. 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/163663. Acesso em: 14 dez. 2022.
BOCHICCHIO, Maria. Metapoesia e crise da consciência poética. Biblos: Revista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, p. 155-172, 2012. Disponível em: https://digitalisdsp.uc.pt/bitstream/10316.2/32283/1/BiblosX_artigo7.pdf?ln=pt-pt. Acesso em: 29 nov. 2022.
FREITAS, Sávio Roberto Fonseca de. Hirondina Joshua e a poesia moçambicana de autoria feminina contemporânea. In: PINHEIRO, Vanessa Riambau. Estudos africanos: vozes literárias da contemporaneidade. João Pessoa: Editora UFPB, 2019.
HUTCHEON, Linda. Narcissistic Narrative: The Metafictional Paradox. Waterloo, Ontario: Wilfrid Laurier University Press, 1980
JOSHUA, Hirondina. Os ângulos da casa. Guaratinguetá: Penalux, 2016.
LEWIS, Linda M. Germaine de Staël, George Sand and the Victorian Woman Artist. University of Missouri Press, 2003.
MIRANDA, Wander Melo. Corpos escritos: Graciliano Ramos e Silviano Santiago. São Paulo: Ed. da UFMG, 1992.
MONTANDON, Alain. Le roman romantique de la formation de l‘artiste. Romantisme. v. 54, p. 24-36, 1986. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/roman_0048- 8593_1986_num_16_54_4841. Acesso em: 12 dez. 2022.
MOSER, Walter. As relações entre as artes: por uma arqueologia da intermidialidade. Aletria: Revista de estudos de Literatura, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 42–65, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/18070. Acesso em: 23 abr. 2023.
NACIONAL, Fundação Biblioteca. Prêmio Camões de Literatura 2022. Fundação Biblioteca Nacional. Disponível em: https://www.gov.br/bn/pt-br/assuntos/noticias/premio-camoes-de-literatura-2022. Acesso em: 14 abr. 2023.
OLMI, Alba. O arquivo das ausências: aspectos e funções da escritura autobiográfica feminina. Signo. Santa Cruz do Sul, Centro de Estudos e Pesquisas Lingüísticas e Literárias, UNISC, v. 30, n. 48. 2005. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13887. Acesso em: 14 abr. 2023.
PAZ, Octavio. Os filhos do barro: do romantismo à vanguarda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
SÁNCHEZ TORRES, Leopoldo. La poesía en el espejo del poema: la práctica
metapoética en la poesía española del siglo XX. Departamento de Filología Española, Universidad de Oviedo, 1993.
SANTOS, Eloína Patri dos Santos. Pós-colonialismo e Pós-colonialidade. In: FIGUEIREDO, Eurídice. Conceitos de Literatura e Cultura. 2ª ed. Niterói: EdUFF; Juiz de Fora: EdUFJF, 2010.
SILVA, Jairo da Silva; RIBEIRO, Maria D’ajuda Alomba. Os ângulos que habita em mim: a poética de Hirondina Joshua. Mulemba, v. 11, n. 21, 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/mulemba/article/view/31271. Acesso em: 12 dez. 2022.
TEIXEIRA, Níncia Cecília Ribas Borges. Escrita de mulheres e a (des)construção do cânone literário na pós-modernidade: cenas paranaenses. Guarapuava, PR: Unicentro, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Estudos Acadêmicos de Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).