CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR: UM OLHAR PARA AS LITERATURAS AFRICANAS
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v9i2.1760Resumo
O presente texto é um recorte do terceiro capítulo da dissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), que teve como proposta uma intervenção teórico-metodológica realizada com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola no município de Várzea Grande, no Estado de Mato Grosso. Com o objetivo de desenvolver estratégias para a leitura do texto literário africano, nesse caso, o romance “Bom dia Camaradas” do escritor angolano Ondjaki, a partir das temáticas infância e escola, estabelecer um diálogo com outros textos e materiais que possam expandir o repertório de leitura dos alunos e desmistificar essa visão quase que cristalizada que se tem de África. Baseia-se na perspectiva metodológica do Letramento Literário, por meio da estratégia da sequência básica que abre possibilidades para um enfoque intertextual. Os diários de leitura, instrumento utilizado para auxiliar os alunos na sistematização das impressões e análise da obra, serviram também como material de análise para este trabalho. A execução da proposta de intervenção demonstra que, a experiência do trabalho com o texto literário constituiu-se em rico aprendizado para ambas as partes, tanto para o professor quanto para o aluno, uma vez que a literatura permite saber da vida por meio da experiência do outro, como também vivenciar essa experiência. Nesse sentido, a abordagem das literaturas africanas, inaugura o conhecimento de novos textos e contextos, apontando uma abertura para a diversidade. Entende-se que deva haver uma reestruturação nos currículos escolares, com vistas à introdução desses novos conteúdos, mas também, e sobretudo deve-se emergir problematizações, redirecionamentos conceituais e metodológicos, capazes de implicar em ações concretas e capazes de desconstruir significações e representações presentes nos conteúdos didáticos e no espaço escolar.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
31.12.2016
Edição
Seção
Artigos - Literatura
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).Como Citar
CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR: UM OLHAR PARA AS LITERATURAS AFRICANAS. (2016). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 9(2), 117-134. https://doi.org/10.30681/real.v9i2.1760