RELAÇÕES SOCIAIS E O SISTEMA CAPITALISTA NA NARRATIVA O SOFÁ ESTAMPADO, DE LYGIA BOJUNGA NUNES

Autores

  • Juliane Oscar de Souza Moura UNEMAT/Universidade do Estado de Mato Grosso

Resumo

Este trabalho tem como objeto de análise a narrativa O Sofá Estampado da autora Lygia Bojunga Nunes. Pretende-se estabelecer discussão em torno das relações sociais, a fim de identificar os valores capitalistas dos indivíduos e suas interferências nos espaços de convivência na sociedade pós-moderna. Foram adotadas como base metodológica pesquisas bibliográficas que possibilitaram fazer uma abordagem aos seguintes assuntos: o individualismo patrimonial; as modificações do espaço-tempo; a identidade consumista e as atitudes humanas politizadas. Com os dados confrontados, verificou-se que as práticas que se destinam a solucionar a problemática da diferença são restritas, visto que as ações diárias estão arraigadas ao aspecto material vindo a naturalizar as crises socioculturais, o que exalta a necessidade de intensificar as atitudes de solidariedade humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Oscar de Souza Moura, UNEMAT/Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT, Campus de Sinop. Graduada em Licenciatura em Pedagogia para a Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Referências

BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

______ . Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

______ . Modernidade e Ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

LAJOLO, M; ZILBERMAN, R. Literatura Infantil Brasileira: História e Histórias. 6 ed. São Paulo: Ática, 2002.

MARX, K. O capital. 7. ed., Rio de Janeiro: CTC, 1982.

NUNES, L. B. O Sofá Estampado. Motivos decorativos: 31 ed., Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2005.

QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. M.. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2 ed., Belo Horizonte: UFMG, 2003.

ROSSLER, J. H. O desenvolvimento do psiquismo na vida cotidiana: aproximações entre a psicologia de Alexis N. Leontiev e a teoria da vida cotidiana de Agnes Heller. Cad. CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, Campinas, v. 24, n. 62, p. 100-116, abr. 2004. ISSN 0101-3262. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 09 Jan. 2017.

SANDRONI, L. De Lobato a Bojunga: as reinações renovadas. Rio de Janeiro: Agir,1987.

Downloads

Publicado

2020-02-05

Como Citar

Moura, J. O. de S. (2020). RELAÇÕES SOCIAIS E O SISTEMA CAPITALISTA NA NARRATIVA O SOFÁ ESTAMPADO, DE LYGIA BOJUNGA NUNES. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 12(3), 90–103. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/reacl/article/view/2784