RELAÇÕES SOCIAIS E O SISTEMA CAPITALISTA NA NARRATIVA O SOFÁ ESTAMPADO, DE LYGIA BOJUNGA NUNES
Resumo
Este trabalho tem como objeto de análise a narrativa O Sofá Estampado da autora Lygia Bojunga Nunes. Pretende-se estabelecer discussão em torno das relações sociais, a fim de identificar os valores capitalistas dos indivíduos e suas interferências nos espaços de convivência na sociedade pós-moderna. Foram adotadas como base metodológica pesquisas bibliográficas que possibilitaram fazer uma abordagem aos seguintes assuntos: o individualismo patrimonial; as modificações do espaço-tempo; a identidade consumista e as atitudes humanas politizadas. Com os dados confrontados, verificou-se que as práticas que se destinam a solucionar a problemática da diferença são restritas, visto que as ações diárias estão arraigadas ao aspecto material vindo a naturalizar as crises socioculturais, o que exalta a necessidade de intensificar as atitudes de solidariedade humana.
Downloads
Referências
BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
______ . Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
______ . Modernidade e Ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 1991.
LAJOLO, M; ZILBERMAN, R. Literatura Infantil Brasileira: História e Histórias. 6 ed. São Paulo: Ática, 2002.
MARX, K. O capital. 7. ed., Rio de Janeiro: CTC, 1982.
NUNES, L. B. O Sofá Estampado. Motivos decorativos: 31 ed., Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2005.
QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. M.. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2 ed., Belo Horizonte: UFMG, 2003.
ROSSLER, J. H. O desenvolvimento do psiquismo na vida cotidiana: aproximações entre a psicologia de Alexis N. Leontiev e a teoria da vida cotidiana de Agnes Heller. Cad. CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, Campinas, v. 24, n. 62, p. 100-116, abr. 2004. ISSN 0101-3262. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 09 Jan. 2017.
SANDRONI, L. De Lobato a Bojunga: as reinações renovadas. Rio de Janeiro: Agir,1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).