AS POTENCIALIDADES DO LIVRO DIDÁTICO PARA O LETRAMENTO CRÍTICO EM LÍNGUA INGLESA: UM OLHAR SOBRE O LIVRO ALIVE HIGH
Resumo
A presente pesquisa buscou investigar se os gêneros textuais presentes em três unidades do livro didático Alive High estão em consonância com o letramento crítico, bem como, se atendem ao disposto na legislação pertinente ao livro didático nas bases governamentais destinada ao ensino-aprendizagem para o ensino médio. A natureza da pesquisa é qualitativa/bibliográfica na qual coletamos e analisamos os dados pelo viés documental. Os resultados obtidos foram de que o livro apresentou, nas três unidades analisadas, gêneros textuais com potencial para o letramento crítico em língua inglesa e temas que podem ser considerados adequados e interessantes para a faixa etária dos estudantes do ensino médio. Através de tópicos de pré e pós-leitura os autores conseguiram construir questionamentos mais elaborados e que podem instigar discussões dos pontos de vistas dos alunos em sala de aula para se posicionarem criticamente, além de instigar a produção de inferências de compreensão detalhada e global do texto
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).