Entrevista: Questões acerca da formação de professores - Helena Topa Valentim - Universidade Nova de Lisboa (Portugal)

Autores/as

  • Lucio José Dutra Lord Universidade do Estado do Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v9i2.3600

Resumen

Nesta entrevista a Professora Helena Topa Valentim, doutora em Linguística e coordenadora do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, aborda aspectos relativos à formação de professores. A entrevistada apresenta o curso daquela Universidade, caracteriza o público de alunos, aponta questões sobre a gestão docente e mudanças feitas para a melhoria do ensino ofertado. Os apontamentos presentes nessa entrevista são ricos em termos comparativos, sobretudo diante dos desafios hoje vividos na formação de professores nas universidades brasileiras.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Lucio José Dutra Lord, Universidade do Estado do Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso

    É Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, tendo defendido a tese sobre movimentos sociais e políticas públicas. Tem Mestrado em Educação pela UFRGS, onde pesquisou a elaboração da política educacional no município de Porto Alegre. É Bacharel em Ciências Sociais também pela UFRGS, tendo pesquisado a cultura operária de ferroviários. Atualmente é professor adjunto na Universidade do Estado de Mato Grosso, no município de Sinop, norte do Estado, onde tem pesquisado sobre a formação das sociedade locais relacionando economia, direito e trabalho.

    Avaliador:

    [70800006] - Área de Avaliação: Educação

    [70801029] História da Educação

    [70801037] Sociologia da Educação

    [70801053] Economia da Educação

    [70803013] Política Educacional

Publicado

2019-07-10

Número

Sección

Entrevistas

Cómo citar

Entrevista: Questões acerca da formação de professores - Helena Topa Valentim - Universidade Nova de Lisboa (Portugal). (2019). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 9(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v9i2.3600