Apreensões, olhares e desconstrução dimensional no processo de construção de provas empíricas e teóricas
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6367Palavras-chave:
Ensino de geometria, Provas empíricas e teóricas, Apreensões, olhares e desconstrução dimensional, Professores de MatemáticaResumo
Apresentamos aqui os resultados de uma pesquisa realizada com um grupo de professores de matemática, que teve como objetivo analisar a articulação das diferentes apreensões, olhares e a desconstrução dimensional no processo de construção de provas empíricas e teóricas no trabalho com proposições geométricas. Essa articulação se torna importante, para o ensino e a aprendizagem da geometria, ao ser caracterizada como elemento essencial para aprendizagem na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Para tanto, adotamos elementos da engenharia didática como metodologia de pesquisa. Como resultado, observamos, por parte dos professores envolvidos, um forte apelo à utilização da apreensão perceptiva e a necessidade de valorização do desenvolvimento do olhar inventor, bem como a necessidade de favorecer o transitar entre as diferentes dimensões nas construções.
Downloads
Referências
ARTIGUE, Michele. Engenharia Didática. In: BRUN, Jean. Didática das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p. 193-217.
DUVAL, Raymond. Les conditions conitives de l’aprentissage de La geometrie: développement de La visualisation, différenciation dês raisonnements et coordination de leus fonctionnements. Annales de Didactique e de Sciences Cognitives, n. 10 p. 5-53, 2005.
DUVAL, Raymond. Ver e ensinar Matemática de outra forma, entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. São Paulo: Editora PROEM, 2011.
DUVAL, Raymond. Abordagem cognitiva de problemas de Geometria em termos de congruência. REVEMAT, Florianópolis, v. 7. n. 1, p. 118-138, 2012. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n1p118
DUVAL, Raymond. Rupturas e Omissões entre manipular, ver, dizer e escrever: história de uma sequência de atividades em Geometria. In: BRANDT, Celia Fink e MORETTI, Mércicles Thadeu (Org.) As contribuições da teoria das representações semióticas para o ensino e pesquisa na educação matemática. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014, p. 15-38.
HILLESHEIM, Selma Felisbino; MORETTI, Méricles Thadeu. Elementos transversais para a aprendizagem da Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma proposta de currículo possível. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 15, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e70277. Acesso em: 14 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e70277
KUMMER, Tarcísio; MORETTI, Mércicles Thadeu. Processos Psicológicos na construção do conhecimento matemático. Revista ARETÉ, Manaus, v. 9, n. 8, p. 100-114, jan./jul. 2016.
MORETTI, Mércicles Thadeu. Semiosfera do olhar: um espaço possível para a aprendizagem da Geometria. Acta Scientiae. Canoas/RS, v. 15, n. 2, p. 289-303, 2013.
OSORIO, Victor Larios. La construcción continua de la demosntración como médio para enseñar y aprender a validar matemáticamente. In: XIV Conferência Interamericana de Educación Matemática – CIAEM, 14, 2015, p. 1-15. Chiapas, México. Anais [...] Chiapas: Universidad Autónoma de Chiapas, 2015. Disponível em: http://xiv.ciaem-redumate.org/index.php/xiv_ciaem/xiv_ciaem/paper/viewFile/729/312. Acesso em 10 dez. 2020.
TORREGROSA, Germán., QUESADA Humberto. Coordinacíon de procesos cognitivos em geometria. Revista Latinoamericana de Investigação em Matemática Educativa, México, v. 2, n. 10, p. 275-300, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.