https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/issue/feedRevista Eventos Pedagógicos2023-05-30T18:45:53+00:00Ralf Hermes Siebigereventospedagogicos@unemat.brOpen Journal Systems<p>A Revista Eventos Pedagógicos (REP's), criada em 2010, é uma publicação semestral vinculada ao Curso de Pedagogia - Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) / Câmpus Universitário de Sinop, e tem como objetivos incentivar e divulgar a produção científica no âmbito da graduação e da pós-graduação, além de promover a socialização de artigos nas áreas de Educação, Ensino e de demais áreas do conhecimento que realizem interlocução com as duas primeiras.</p> <p>ISSN: 2236-3165 (<em>online</em>)</p> <p>DOI: 10.30681/2236-3165</p> <p>Endereço: Avenida dos Ingás, 3001, Jardim Imperial - Sinop/MT. CEP: 78.550-000</p> <p>Telefone: +55 (66) 3511-2126</p> <p>Site: <a href="https://periodicos.unemat.br/index.php/reps">https://periodicos.unemat.br/index.php/reps</a></p> <p>E-mail: <a href="mailto:eventospedagogicos@unemat.br">eventospedagogicos@unemat.br</a></p> <p>Área do conhecimento: Ciências Humanas</p> <p>Ano de fundação: 2010</p> <p>Título abreviado: Even. Pedagóg.</p> <p>Vinculação Institucional: Curso de Pedagogia / Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN) / Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).</p> <p><strong>Avaliação QUALIS Quadriênio 2017-2020: </strong>A4 Educação; A4 Ensino; A4 Linguística e Literatura; A4 Sociologia; A4 Matemática / Probabilidade e Estatística.</p>https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11216A UNIVERSIDADE E SUA INTERFACE COM OS DIFERENTES NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO2023-05-30T18:45:53+00:00Egeslaine de Neze.denez@yahoo.com.br<p>Ensaio, de autoria da Profa. Dra. Egeslaine de Nez, referente ao tema abordado no dossiê temático: A universidade e sua interface com os diferentes níveis e modalidades de ensino.</p>2023-05-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10501A UNIVERSIDADE E SUAS INTERFACES COM OS DIFERENTES NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO:2023-01-11T19:52:13+00:00Adelmo Germano Etgesagetges@pucrs.brGabriele Castro Cassanigabicassani22@gmail.comAlexandre Anselmo Guilhermealexandre.guilherme@pucrs.br<p>A Universidade, sobretudo os Cursos de Pós-graduação stricto sensu, são fundamentais para a promoção da pesquisa e o desenvolvimento da ciência em seus diferentes contextos, assim como os docentes e pesquisadores qualificados são imprescindíveis para a construção e propagação do conhecimento, porquanto essa construção é contínua e profunda. De tal maneira, o presente artigo propõe evidenciar as contribuições da pesquisadora e docente Profa. Dra. Marília Costa Morosini, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, sobretudo no âmbito do Estado do Conhecimento.</p>2023-05-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10763FATORES PREDITIVOS À EVASÃO SEGUNDO OS DISCENTES INGRESSANTES 2021.1 DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE2023-01-11T20:16:02+00:00Andréia da Silva Quintanilha Sousaandreia.quintanilha@ufrn.brGillevelenewe Sousa Rezendegillerezende@gmail.com<p>Este artigo apresenta os resultados de pesquisa que buscou identificar os fatores de maior potencial para a evasão dos estudantes do curso de Pedagogia na modalidade a distância ofertado pela Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário a 53 estudantes ingressantes do curso de Pedagogia 2021.1. O referencial teórico se sustenta na Abordagem Cognitiva de Políticas Públicas (ACPP) em diálogo com os Estudo Críticos do Discurso (EDC). Com os resultados, é possível fornecer informações que auxiliem na melhoraria da qualidade e dos resultados de permanência dos estudantes.</p>2023-05-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10764A PESQUISA-AÇÃO COMO AGENTE TRANSFORMADOR NA ÁREA DA EDUCAÇÃO2023-01-11T20:21:14+00:00Carla Camargo Cassol da Silvacarlaccassol@gmail.comManuir José Mentgesmanuir.mentges@pucrs.br<p>O artigo traz a perspectiva da pesquisa-ação como mecanismo de transformação na área da educação, uma vez que prevê a solução de problemas reais, assegurando como resultado uma nova realidade. O estudo apresenta uma breve fundamentação teórica sobre a metodologia, seguida pela referência a duas teses de doutorado que têm a pesquisa-ação como a metodologia aplicada. Além dos resultados e do impacto incremental das pesquisas apresentadas, o artigo compara e analisa as contribuições que a pesquisa-ação pode proporcionar para o processo de aprendizagem dos participantes e do pesquisador, bem como para a transformação e o desenvolvimento da área da educação.</p>2023-05-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10998INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA:2023-04-11T15:10:20+00:00Vanessa Gabrielle Woicolescovanessawoicolesco@gmail.comDavid Jorge Rodrigues Hatsekdavid.hatsek@edu.pucrs.brGabriela Paim Rossog.paim@edu.pucrs.br<p>Este artigo investiga a Internacionalização na Educação Básica a partir de experiências observadas em contexto internacional. A metodologia utilizada foi o Estado do Conhecimento. Como resultados, identificou-se que uma das premissas da Internacionalização na Educação Básica é a formação do cidadão global engajado na transformação de diferentes realidades, que compreende sua cultura e identidade em uma sociedade plural. A formação de professores é um indicador para o desenvolvimento das competências globais e a gestão escolar apontada como protagonista deste processo, tendo em vista a necessidade da modificação de currículos e práticas pedagógicas.</p>2023-05-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10505DOCÊNCIAS E CONTEXTOS EMERGENTES:2023-01-11T20:01:18+00:00Doris Pires Vargas Bolzandbolzan19@gmail.comLisiane Pappislisi.pappis@gmail.comAndiara Dewesandiaraeduc@gmail.com<p>Este artigo tem como objetivo problematizar como as docências são construídas em contextos emergentes a partir das arquitetônicas e dos processos formativos vivenciados. A abordagem investigativa adotada é a narrativa sociocultural. O contexto de investigação são cursos de licenciatura, do Centro de Ciências Naturais e Exatas e do Centro de Educação, de uma universidade federal e os sujeitos são professores desses cursos. Como resultado, evidenciam-se os processos de constituição das docências universitárias dos professores formadores nas licenciaturas e os contextos emergentes que repercutem nas múltiplas docências e nas arquitetônicas formativas.</p>2023-05-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10765COMPETÊNCIAS INTERCULTURAIS DECOLONIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA:2023-01-11T20:25:46+00:00Fabiane Aparecida Santos Clementefabiane.clemente@ufmt.br<p>Esse artigo traz uma discussão sobre as aproximações conceituais de competências interculturais e decolonialidade buscando um debate para perspectiva de um construto aqui denominado competências interculturais decoloniais (CID). A partir de uma pesquisa bibliográfica, exploratória, qualitativa, obteve-se como principais resultados atributos identificados como aproximações entre os dois conceitos na América Latina no que tange “competências interculturais” e “decolonialidade”, porém não identificado de forma explícita e conceitualmente estruturado o conceito de CID. A temática decolonialidade enquanto interculturalidade crítica foi encontrada e trazida para o debate de competências que tem duas principais perspectivas de construção teórica: <em>input </em>e <em>output</em>, apesar de não explorada conceitualmente nos documentos analisados.</p>2023-05-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6487EVASÃO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA NA AMÉRICA LATINA2023-01-11T19:31:25+00:00Felipe Sereno Sosofelipeserenososo@gmail.comAdriana Justin Cerveira Kampffadriana.kampff@pucrs.brKaren Graziela Weber Machadokaren.machado@edu.pucrs.br<p>Este estudo refere-se a uma pesquisa do tipo estado do conhecimento que aborda a evasão e permanência discente na educação superior a distância no contexto latino-americano. O levantamento de dados ocorreu através da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no período entre 2013 e 2021, e nos anais do Congresso Latino-Americano sobre o Abandono na Educação Superior, em suas edições de 2011 a 2021. Frente à diversidade de contextos apresentados aponta-se para a necessidade de maior implicação das Instituições de Ensino Superior na constituição de políticas para favorecer a permanência e diplomação dos estudantes, especialmente na Educação a Distância.</p>2023-05-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10766CONEXÕES ENTRE A INTERNACIONALIZAÇÃO DO CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL2023-01-11T20:29:04+00:00Jocélia Martins Marcelinojoceliamarcelino@gmail.comSirlei de Lourdes Lauxenslauxen@unicruz.edu.br<p>Este artigo procura traçar um paralelo entre a Internacionalização do Currículo (IoC) e a Educação para a Cidadania Global (ECG) no que se refere a formação de cidadãos capacitados para atuar em um mundo globalizado e de contribuir para a construção de uma sociedade mais harmoniosa e justa. É uma pesquisa de caráter qualitativo a partir da revisão de literatura acerca da internacionalização do currículo e da educação para cidadania global. Os resultados apontam que a IoC, e a ECG unidas contribuem para a constituição de uma sociedade que possa valorizar a diversidade e a equidade com o propósito de construir uma coletividade mais justa, pacífica e inclusiva.</p>2023-05-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10500HORIZONTES E DILEMAS DA UNIVERSIDADE NA ECONOMIA DO CONHECIMENTO2023-02-01T13:41:50+00:00José Vieira de Sousasovieira1@gmail.com<p>O objetivo deste artigo é analisar horizontes e dilemas da universidade na economia do conhecimento, considerando que esta instituição vem sendo fortemente influenciada pela transposição dos princípios econômicos e gerencialistas, comprometendo a concepção de educação superior como bem público. Como pesquisa bibliográfica discute a economia do conhecimento como uma epistemologia que tem interferido na dinâmica da universidade e a w<em>orld-class university </em>como novo conceito baseado na excelência e competividade. Conclui que a dinâmica da universidade na economia do conhecimento revela dilemas, desafios e tendências influenciados pelos princípios político-ideológicos norteadores do discurso desse tipo de economia para as reformas em curso.</p>2023-05-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10768DOCÊNCIA E PESQUISA EM TESSITURA:2023-03-17T19:01:16+00:00Maristela Pedrinimpedrini@ucs.br<p>O presente artigo objetiva apresentar um recorte de memórias sobre contribuições ao meu percurso formativo para a docência, mobilizadas pela Profa. Dra. Marília Morosini, estimada homenageada neste dossiê, notável pesquisadora, orientadora da minha trajetória acadêmica em nível de Doutorado e Estágio Pós-Doutoral junto à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Revisitar esse percurso faz evocar a qualidade acadêmica experimentada e, sobretudo, o <em>de vir</em> docente que reverbera a profissionalidade, a atitude ética e comprometida que a referida professora transborda e transcende, à medida inspira novas coreografias para formação docente, em <em>tessitura, </em>através do olhar para os contextos emergentes.</p>2023-05-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10770EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM CONTEXTOS EMERGENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E NA ARGENTINA2023-02-16T14:10:18+00:00Simone da Rosa Messina Gomezsimessina@gmail.comMarilene Gabriel Dalla Cortemarilenedallacorte@gmail.com<p>O objetivo deste trabalho foi reconhecer a extensão universitária em contextos emergentes da Educação Superior no Brasil e Argentina, tendo em vista a proposição de um método análise de contextos emergentes com base em Bourdieu (1983), o qual identifica: objeto, condições sócio-históricas, agentes sociais, rupturas e implicações. O estudo apontou que a extensão universitária é renovada constantemente, em contextos emergentes na Educação Superior desde a Reforma de Córdoba até o presente, a partir de rupturas epistemológicas e da estrutura curricular, a qual vem promovendo a rearticulação de políticas curriculares, de gestão e de práticas pedagógicas nas instituições de Educação Superior, tanto no Brasil, quanto na Argentina, além disso, relaciona-se às mudanças paradigmáticas focadas em um modelo de universidade democrática e plural.</p>2023-05-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10504O PROUNI NO INGRESSO À UNIVERSIDADE: 2023-03-17T19:47:46+00:00Vera Lucia Felicettiverafelicetti@gmail.comGilza Carla Temoteo Melo Batista gcm0510@gmail.comFabíola dos Santos Kucybalafabiolast@gmail.com<p>Este artigo apresenta um estudo sobre o ingresso de estudantes em uma universidade comunitária localizada no centro-oeste do Brasil em 2005, e compara ingressantes pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) com os não ingressantes pelo programa. O artigo é resultado de uma pesquisa quantitativa realizada em 2020. Os dados mostram a conclusão ou não do curso superior, comparando licenciatura, bacharelado e ser ou não bolsista; mostra, ainda, a faixa etária, o sexo e o curso de ingresso. As variáveis analisadas proporcionam elementos para subsidiar o aprimoramento das ações afirmativas e sinalizam a importância dessas ações no contexto da Educação Superior, para que os estudantes consigam chegar a esse nível de ensino e terem melhores perspectivas de vida em sociedade.</p>2023-05-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11208Expediente e apresentação da edição2023-05-30T13:45:15+00:00Ralf Hermes Siebigereventospedagogicos@unemat.brEgeslaine de Neze.denez@yahoo.com.brVanessa Gabrielle Woicolescovanessawoicolesco@gmail.com2023-05-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10870COMO INTERNACIONALIZAR A UNIVERSIDADE? 2023-02-15T23:17:05+00:00Julian Silveira Diogo de Ávila Fontourajulian.diogo@gmail.com<p>Resenha do livro "Guia para a Internacionalização Universitária", de autoria de Marília Costa Morosini - Porto Alegre: EdiPUCRS, 2019.</p>2023-05-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11209UMA TRAJETÓRIA DE COMPROMISSO CONSIGO, COM OS OUTROS E COM A SOCIEDADE2023-05-30T13:52:23+00:00Manuir José Mentgesmanuir.mentges@pucrs.brEgeslaine de Neze.denez@yahoo.com.br<p>Entrevista realizada com o Prof. Dr. Manuir José Mentges (PUCRS). Entrevistadora: Profa. Dra. Egeslaine de Nez (UFRGS).</p>2023-05-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos