https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/issue/feed Revista Eventos Pedagógicos 2022-06-30T18:31:07+00:00 Ralf Hermes Siebiger eventospedagogicos@unemat.br Open Journal Systems <p>A Revista Eventos Pedagógicos é uma publicação semestral vinculada à disciplina de Eventos Científicos da Metodologia de Pesquisa Educacional do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação e Linguagem da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem como objetivo incentivar e divulgar a produção científica da graduação e pós-graduação além de promover a socialização de artigos nas áreas de Educação, Ensino, Letras / Linguística e Sociologia.</p> <p>ISSN: 2236-3165</p> <p>DOI: 10.30681/2236-3165</p> https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6368 A matemática e suas interfaces com o ensino: 2022-06-29T19:56:36+00:00 Miguel Tadayuki Koga miguel.koga@unemat.br Thiélide Verônica da Silva Pavanelli Troian thielide@unemat.br <p>Uma entrevista com Miguel Tadayuki Koga</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6366 Introdução 2022-06-29T19:44:37+00:00 Tainá Coutinho da Silva Coletto taina.coutinho@unemat.br Ralf Hermes Siebiger ralf@unemat.br Thiélide Verônica da Silva Pavanelli Troian thielide@unemat.br <p>Introdução</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6371 Expediente 2022-06-30T18:25:54+00:00 Ralf Hermes Siebiger ralf@unemat.br <p>Expediente e Sumário</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6367 Apreensões, olhares e desconstrução dimensional no processo de construção de provas empíricas e teóricas 2022-06-29T19:50:35+00:00 Eberson Paulo Trevisan eberson.trevisan@ufmt.br <p>Apresentamos aqui os resultados de uma pesquisa realizada com um grupo de professores de matemática, que teve como objetivo analisar a articulação das diferentes apreensões, olhares e a desconstrução dimensional no processo de construção de provas empíricas e teóricas no trabalho com proposições geométricas. Essa articulação se torna importante, para o ensino e a aprendizagem da geometria, ao ser caracterizada como elemento essencial para aprendizagem na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Para tanto, adotamos elementos da engenharia didática como metodologia de pesquisa. Como resultado, observamos, por parte dos professores envolvidos, um forte apelo à utilização da apreensão perceptiva e a necessidade de valorização do desenvolvimento do olhar inventor, bem como a necessidade de favorecer o transitar entre as diferentes dimensões nas construções.</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6365 A matemática e suas interfaces com o ensino 2022-06-29T19:40:05+00:00 Celma Ramos Evangelista celma.evangelista@unemat.br 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6322 O ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdos 2022-06-22T00:21:09+00:00 Andressa Lays Alves Lopes dos Santos andressa.lays@unemat.br <p>Este artigo tem por objetivo apresentar uma compreensão sobre o ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdos. Os autores que embasaram esta pesquisa foram Mirlene Ferreira Macedo Damázio, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Jean Alexandro Wathier e Ana Paula de Freitas. A abordagem de pesquisa foi qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com professores que trabalham na sala de atendimento educacional especializado – AEE da rede pública de ensino na cidade de Sinop, Mato Grosso, realizadas no segundo semestre de 2021. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a maioria dos professores não conhecem Libras, e que as suas estratégias de ensino muitas vezes não são realizadas pensando nos alunos surdos, o que faz com que a participação dos mesmos em sala de aula seja proporcionada apenas pelo intérprete de Libras.</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6323 As concepções e perspectivas de professores formadores do ensino superior na educação de jovens e adultos 2022-06-22T00:25:46+00:00 Daniela Juda de Oliveira daniela.juda@unemat.br <p>Este artigo tem como objetivo estabelecer quais as concepções e perspectivas, na Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Sinop, em relação à formação docente, voltada à Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa baseou-se nas perspectivas de Paulo Freire, que relata sobre a educação como prática social libertadora e igualitária. A metodologia adotada foi qualitativa com entrevistas semiestruturada com duas professoras do curso de Pedagogia, realizadas no primeiro trimestre de 2022. Conclui-se que a universidade tem uma boa formação docente, apesar da pouca carga horaria destinada à disciplina na EJA.</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6320 O acesso à educação através de ambientes não escolares em comunidades indígenas 2022-06-22T00:16:52+00:00 Danielle Prado de Oliveira Roelles danielle.prado@unemat.br <p>O presente artigo relata as contribuições pedagógicas para a comunidade indígena terena do norte mato-grossense por meio da associação UNIEDAS, tendo como objetivo enfatizar a relevância da educação em ambientes não escolares. A pesquisa foi fundamentada teoricamente em Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão e Alceu Zoia. A metodologia baseou-se em abordagem qualitativa mediante entrevistas semiestruturadas com cinco sujeitos representativos envolvidos com a proposta, realizadas no segundo semestre de 2021. Concluiu-se que a educação está envolvida em toda a sociedade de modo geral, e o quanto é importante a educação em instituições não escolares em lugares de difícil acesso, como as comunidades indígenas.</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6324 Creches corporativas: 2022-06-22T00:33:31+00:00 Eliane Cristine da Silva Alves eliane.cristine@unemat.br <p>O presente artigo apresenta a concepção e a organização de uma creche no ambiente de trabalho. O referencial teórico desta pesquisa se baseia em Moysés Kuhlmann Jr. e Zilma de Moraes Oliveira. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa, por meio de questionários aplicados à professora responsável pela creche corporativa, para as mães e para o Diretor da instituição, na cidade de Sinop, Mato Grosso, no segundo semestre de 2021. Os resultados da pesquisa apontam que a creche corporativa apresenta uma estrutura com ambiente adequado para as crianças viverem suas infâncias, e que a mesma colabora para um melhor desempenho das mães trabalhadoras em suas funções laborais e em seu âmbito afetivo.</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6325 A filosofia para o pensar na infância 2022-06-22T00:35:29+00:00 Kalú Maiara Benedet Barbuio kalu.maiara@unemat.br <p>Este artigo tem como objetivo analisar e compreender como as crianças percebem, internalizam, interpretam e ressignificam suas ideias, pensamentos e conhecimentos por meio de um trabalho desenvolvido a partir da Filosofia e como esta pode auxiliar e preparar para que a criança seja capaz de construir, internalizar e concretizar novos pensamentos e ideias. A pesquisa teve como base teórica Matthew Lipman. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e observação participante em uma turma do 3º ano do ensino fundamental, em uma escola da rede particular de ensino, no ano de 2019. A partir das ações de acompanhamento, evidenciamos o quão a Filosofia é importante na formação de crianças e como auxilia diretamente na maneira de agir, pensar e ser.</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6326 Os desafios e práticas pedagógicas do professor em sala de aula com uma criança com transtorno opositor desafiador 2022-06-22T00:38:15+00:00 Larissa Calixto Mendes calixto.larissa@unemat.br <p>Este artigo tem como objetivo explorar e compreender as práticas pedagógicas do professor para o desenvolvimento de crianças portadoras do Transtorno Opositor Desafiador no ambiente escolar. A fundamentação teórica do artigo embasou-se nos autores Gustavo Teixeira e Marcela Barbacena. A metodologia de pesquisa deu-se mediante a observação e entrevistas semiestruturadas com professoras da rede pública da cidade de Sinop, Mato Grosso, nos anos de 2019 e 2021. Conclui-se que a criança possui características peculiares e que a escola e os professores desempenham um papel importante no sentido de oferecer um espaço às brincadeiras associadas a situações de aprendizagem que sejam significativas, contribuindo de forma agradável e saudável para o desenvolvimento do aluno.</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6349 Inclusão da criança com deficiência e seu desenvolvimento na sala de atendimento educacional especializado 2022-06-26T13:28:18+00:00 Marilene Rosa Costa marilene.costa@unemat.br <p>Este trabalho aborda o desenvolvimento e inclusão da criança com deficiência na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A pesquisa foi fundamentada em Marcos José da Silveira Mazzotta, Suzan Stainback e Vanice Paula dos Santos (e outros). A abordagem de pesquisa foi qualitativa, realizada por meio de questionário e entrevistas semiestruturadas com uma professora do Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva de Sinop - CMEEIS e um professor que trabalha na sala de AEE da rede pública de Sinop, Mato Grosso, no primeiro semestre de 2022. Conclui-se que a sala de AEE é essencial na vida dessas crianças e que os professores estão sempre aprofundando seus conhecimentos para fazer o seu atendimento bem como auxiliando os outros professores do ensino regular.</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6327 Perspectiva de professoras da educação infantil sobre a psicomotricidade e seus benefícios para as crianças 2022-06-22T00:43:46+00:00 Rafaela Silva de Souza rafaela.silva1@unemat.br <p>Esse artigo tem como objetivo analisar a importância da psicomotricidade na educação infantil sob a perspectiva de professoras que atuam nessa etapa da educação escolar. Os autores que embasam esta pesquisa são André La Pierre, Bernard Aucouturier e Jean Le Boulch. A pesquisa teve abordagem qualitativa, por meio de aplicação de questionários com três professoras da Educação Infantil, no município de Sinop, Mato Grosso, no ano de 2021. Concluiu-se que as professoras mostraram, em seus discursos, utilizar as atividades psicomotoras em seu cotidiano de trabalho com seus alunos e ficaram evidentes os inúmeros benefícios dessas atividades no processo de ensino e aprendizagem das crianças, sendo esse cognitivo, psicomotor e afetivo.</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6328 Leitura no processo de ensino e aprendizagem: 2022-06-22T00:46:17+00:00 Sabrina Lorraina e Silva sabrina.lorraina@unemat.br <p>O presente artigo aborda a leitura na perspectiva de contação de história no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. A questão central se pautou em entender sob que condições a contação de história potencializa o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos cognitivos, intelectuais, afetivos e sociais. Para realizar o processo de discussão e análise, pautamo-nos pelos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, e pelos autores Nely Novaes Coelho e Paulo Freire. A metodologia compreende uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com os professores da Educação Infantil. A pesquisa constata a importância da contação de história no desenvolvimento infantil, sendo agente potencializador no processo de aprendizagem.</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6329 A inclusão da criança com paralisia cerebral na educação infantil: 2022-06-22T00:49:02+00:00 Sandra Maria de Araujo Nascimento sandra.maria@unemat.br <p>Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise do processo de inclusão de uma criança com paralisia cerebral na educação infantil. O embasamento teórico deu-se a partir dos seguintes autores: Strieder e Zimmermann Maria Teresa Eglér Mantoan. A metodologia utilizada foi Estudo de Caso, com observação <em>in loco</em> do ambiente escolar e da relação desta criança com seus pares, bem como informações coletadas com a sua mãe para melhor compreender o histórico desta criança. Concluiu-se que a educação inclusiva deve se dar mediante o apoio pedagógico aos docentes, com material e estrutura física adequada, além de capacitação, para que assim, os mesmos possam auxiliar no desenvolvimento do aluno que necessita de atenção especial.</p> <p>&nbsp;</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6348 Transição escolar da educação infantil para o ensino fundamental: 2022-06-26T13:25:21+00:00 Sumaia Kellen Barboza Cavichioli sumaia.cavichioli@unemat.br <p>Toda criança inserida no ambiente educacional vai passar por momentos de transição escolar, que envolvem a troca de escola, de professores e mudanças no perfil de ensino-aprendizagem. Neste artigo, o foco está em analisar como ocorre a orientação e/ou preparação pedagógica no movimento de transição do ensino infantil para o ensino fundamental analisando de forma específica os desafios e as estratégias de transição a partir do Plano de Lucas do Rio Verde. Para tal, fez-se uma pesquisa bibliográfica e documental, a partir da qual identificou-se que o município em questão aplica diversas estratégias indicadas na literatura, incluindo monitoramento e acompanhamento.</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6330 A importância da relação pedagógica entre professor e aluno nas aulas de reforço escolar 2022-06-22T00:51:40+00:00 Tainá Coutinho da Silva Coleto taina.coutinho@unemat.br <p>O presente artigo relata as relações pedagógicas promovidas no processo de leitura e escrita com alunos em sala de reforço escolar em anos iniciais do Ensino Fundamental. Como aporte teórico da pesquisa, baseou-se em Cipriano Carlos Luckesi, Dermeval Saviani e Jaime Cordeiro. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo na modalidade estudo de caso e questionário respondido pela docente de uma turma do terceiro ano, realizada no segundo semestre de 2021. Os resultados da pesquisa apontam para a suma importância do reforço escolar tendo em vista uma significativa mudança, tanto intelectual quanto pessoal, no desenvolvimento dos alunos que frequentaram o mesmo.</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6331 Bullying na educação infantil 2022-06-22T00:54:20+00:00 Vanessa Ferreira Moreira vanessa.ferreira@unemat.br <p>Este artigo tem como objetivo apresentar uma compreensão e uma análise do fenômeno <em>bullying</em> na educação infantil, verificando como os professores estão atuando frente a essa prática. Os autores que fundamentaram teoricamente esse estudo são Gustavo Teixeira e Ana Beatriz Barbosa da Silva. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa por meio da aplicação de questionários a três professoras em uma creche Municipal no Município de Sinop, no segundo semestre do ano de 2021. Conclui-se, a partir do contexto analisado do ambiente escolar, que as professoras já têm uma visão mais especifica e atenta para identificar e intervir nesses tipos de situações.</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos