Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista destina-se à publicação de estudos e trabalhos inéditos oriundos das áreas de Ciências Contábeis, Administração e Economia, e áreas e temas afins, resultantes de pesquisas, práticas educativas e resenhas que apresentem consistente abordagem teórico-metodológica relacionadas à pesquisa teórica ou empírica, ensino e/ou extensão, contemplando resultados relevantes. Com objetivo de consolidar a indissociabilidade do conhecimento, por meio publicação de ações extensionistas em resenhas, relatos de experiências, validando o conhecimento tradicional associado ao científico.

Periodicidade

A Revista UNEMAT de Contabilidade recebe artigos em fluxo contínuo e tem periodicidade Semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A Revisa UNEMAT de Contabilidade (RUC) nasceu em junho de 2012 como iniciativa do Prof. Laércio Juarez Melz do Departamento de Ciências Contábeis - Campus de Tangará da Serra.
 
Em consonância com a proposta de elaborar os Trabalhos de Conclusão de Curso em formato de artigo científico, em substituição ao formato de Monografia, proposto pelo curso de Ciências Contábeis, seu objetivo inicial foi publicar os artigos científicos produzidos pelos acadêmicos, professores do curso e pesquisadores externos.
 
Com o auxílio do Prof. Eugênio Carlos Stieler, então coordenador do curso, a Revista UNEMAT de Contabilidade solicitou seu ISSN. Em 16/11/2012 o número 2316-8072 foi atribuído à Revista.
 
Na segunda edição de 2013 (v.2, n4), a RUC publicou seu primeiro artigo de pesquisadores externos, "UTILIZAÇÃO DO CUSTO TOTAL DE USO E PROPRIEDADE NA DECISÃO DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA NFE-S de Reni Cesar Gotta (PUC/RS).
 
No dia 16/09/2014 a Revista deu mais um importante passo em sua consolidação, a inserção no Open Journal System (OJS), profissionalizando o processo de avaliação e arquivamento. Tendo o Prof. Laércio Juarez Melz como seu editor-gerente, iniciou-se o processo de transferência dos artigos já publicados para o OJS. No mesmo ano, a pedido do Prof. Tiago Zardin Patias (UniPampa), a Revista foi classificada no Qualis da CAPES. A avaliação feita pela CAPES resultou na classificação B4 para a RUC, que foi divulgado pela instituição no ano de 2015.
 
Em 12/01/2015 a RUC foi institucionalizada como um projeto de extensão pela portaria 173/2015, tendo como coordenador o Prof. Laércio Juarez Melz, membros da equipe Prof. Mário Geraldo Ferreira de Andrade e Prof. Márcio Íris de Morais e, como colaboradores, Profa. Karine Medeiros Anunciato, Profs. Ariel Lopes Torres, Eugênio Carlos Stieler (in memorian), Cleiton Franco e Adervaldo Chaves Ribeiro.
 
Em novembro de 2017 a RUC passa a utilizar a licença Creative Commons para suas publicações.
 
Em 25/04/2018 a RUC recebe acesso à indexação pelo Digital Object Identifier (DOI) e me 09/06/2018 a revista foi aceita na base da Directory of Open Access Journals (DOAJ) para indexação. A partir de 01/11/2018 a Revista UNEMAT de Contabilidade passou a ser um projeto de extensão de caráter permantente, com o parecer 127/2018-PROEC, sob coordenação do Prof. Dr. Laércio Juarez Melz.
 
Em 2019 a Revista recebeu o qualis único B3 na nova metodologia da CAPES.
 
A Revista UNEMAT de Contabilidade presta sua homenagem aos que fizeram parte de sua história.