Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Os artigos deverão apresentar as seguintes características:

 

a) Os textos publicados pela Revista são de inteira responsabilidade dos autores;

b) Os textos deverão ter extensão máxima de 35 laudas, digitadas em fonte Times New Roman 12, espaçamento entrelinhas simples e margens de 3 cm;

c) As notas e/ou comentários críticos deverão ser colocadas em rodapé;

d) Os textos deverão estar acompanhados de resumo e abstract de no máximo 10 linhas e com 03 a 05 palavras-chave;

e) Os textos somente deverão ser enviados para apreciação/publicação após revisão ortográfica e gramatical; 

f) Os textos poderão apresentar imagens, ilustrações e/ou gráficos desde que apresentem as fontes e informações exigidas pela legislação em vigor no país;

g) Caso o estudo, pesquisa ou experiência didática tenha recebido apoio financeiro de agências de fomento, a mesma deverá ser mencionada em nota de rodapé;

h) O(s) nome(s) do(s) autor(es), por extenso deverão ser colocados em página exclusiva para assegurar o anonimato no processo de avaliação do texto. Os autores deverão informar e-mail para divulgação no artigo, assim como o nome da instituição a qual estão vinculados, o cargo/função ocupado e telefone para contato;

i) Os textos poderão ser elaborados em Português e/ou Inglês. Caso o texto apresente problemas textuais ou gramaticais, apontados pelos pareceristas, o mesmo será devolvido para as devidas correções sob responsabilidade do(s) autor(es), estipulando prazo para devolução do mesmo. Caso esse procedimento não for cumprido, o texto será excluído da publicação;

j) Os textos deverão ser enviados exclusivamente para o sistema de submissão.

O Presidente da Comissão Editorial submeterá os artigos ao juízo do Conselho Editorial que encaminhará, sem identificação do(s) autor(es), para 02 (dois) pareceristas. O nome dos pareceristas será mantido em sigilo. Em caso de divergências entre os pareceristas, caberá ao Conselho Editorial enviar o texto à um terceiro consultor;

k) O Presidente da Comissão Editorial encaminhará notificação aos autores informando sobre a aprovação ou não do texto para publicação. Junto à notificação, será enviada cópia do conteúdo do parecer, sem identificação do parecerista;

l) A revisão ortográfica e gramatical, em português ou inglês será de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do texto;

m) As referências bibliográficas deverão apresentar somente as obras citadas no texto;

n) Conceitos, afirmações e ideias contidas no texto serão de inteira responsabilidade do(s) autor(es);

o) Ao Conselho Editorial caberá a decisão referente à oportunidade da publicação das contribuições recebidas;

p) Todos os textos deverão ser apresentados em Word for Windows; 

q) Abaixo apresentaremos exemplos das normas a serem seguidas na formatação do texto:

1) TITULO: Caixa alta, negrito, centralizado, fonte 12 e espaçamento simples;

2) AUTOR: abaixo do titulo em negrito, centralizado, fonte 12, espaçamento simples;

3) INSTITUIÇÃO: abaixo do autor em negrito, centralizado, fonte 12, espaçamento simples. Sigla. Abaixo: E-mail em negrito, centralizado, fonte 12, espaçamento simples.

4) RESUMO: Palavra Resumo em caixa alta e negrito. Texto do resumo: Fonte 12, espaçamento simples, justificado e com uma linha de distancia entre cada item;

5) PALAVRAS-CHAVE: 03 a 05 palavras-chave (espaçamento simples e fonte 12), separadas por um ponto.

6) ABSTRACT: Palavra Abstract em caixa alta e negrito. Texto do Abstract: Fonte 12, espaçamento simples, justificado e com uma linha de distancia entre cada item;

7) KEYWORDS: 03 a 05 palavras-chave, separadas por um ponto.

8) TEXTO: Corpo do texto em fonte tamanho 12, espaçamento 1,5, justificado. Margens: Superior e Esquerda 3 cm; Inferior e Direita 2 cm.

 

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