ESTEREÓTIPO PROFISSIONAL CONTÁBIL E MOTIVAÇÕES NA ESCOLHA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS

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Gelyel Estevan dos Santos
João Marcelo Alves Macedo
Daniela Cintia de Carvalho Leite Menezes
Edilane do Amaral Heleno
Jocykleber Meireles de Souza

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção de estudantes de escolas públicas e privadas sobre estereótipo profissional contábil e motivações na escolha do curso de Ciências Contábeis. Para isso, um questionário foi aplicado a 330 alunos do terceiro ano do ensino médio em Guarabira - PB, divididos igualmente entre as instituições. A análise dos dados, por estatística descritiva, revelou que, apesar do reconhecimento do potencial financeiro e das oportunidades de emprego na área contábil, o curso não é frequentemente a primeira opção. A pesquisa destaca lacunas no conhecimento sobre a profissão e a presença de estereótipos profissionais.

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Como Citar
ESTEREÓTIPO PROFISSIONAL CONTÁBIL E MOTIVAÇÕES NA ESCOLHA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: : ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS . (2024). Revista UNEMAT De Contabilidade, 13(25), 97-114. https://doi.org/10.30681/qd94v934
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Artigos
Biografia do Autor

Gelyel Estevan dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Ciências Contábeis pela a Universidade Federal da Paraíba. Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

João Marcelo Alves Macedo, Universidade Federal da Paraíba

Possui Doutorado em Ciências Contábeis (UnB/UFPB/UFRN - 2017 - Conceito CAPES 5), Mestrado em Ciências Contábeis (UFPE - 2010 - Conceito CAPES 4), Especialização em Gestão e Auditoria Pública (IESP - 2009), Graduação em Ciências Contábeis (UFPB - 2006). Com formação no Programa de Alta Performance para o Conselho de Administração realizado pela Fundação Dom Cabral (2021).Atualmente é Professor Adjunto IV - T40 - DE da Universidade Federal da Paraíba - Campus IV - Litoral Norte, onde é Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Contábeis (Mandato até Abril/2024) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação e Gestão Pública e Cooperação Internacional. Tem experiência na área de Administração e Educação Superior, com ênfase em Ciências Contábeis e Gestão Pública. Profissionalmente tem experiência em cargos de gestão pública tendo atuado na EMATER-PB/Gov. do Estado da Paraíba, no IDEP/UFPB, na Prefeitura Universitária e na assessoria do gabinete da reitoria da UFPB. Participa dos Grupos de Pesquisa como Pesquisador: GESFIN-Grupo de Estudos em Finanças e como Pesquisador: Grupo de Educação e Pesquisa em Contabilidade - GEPEC.

Daniela Cintia de Carvalho Leite Menezes, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Administração - Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e mestrado em PMIPGCC - UNB/UFPB/UFRN/UFPE pela Universidade de Brasília (2004). É professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), Campus IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade Gerencial, Sistemas de Informação e Medição de desempenho organizacional. Presidente da Comissão do Trabalho de Conclusão do Curso de Ciências Contábeis. Membro da Comissão da Comissão de Capacitação Docente. Coordenadora adjunta do projeto de extensão: Observatório - Controle Social: Controle Social e Desenvolvimento sustentável no Litoral Norte. Coordenadora adjunta do projeto de extensão: Plantão Fiscal. Coordenadora Adjunta do Projeto de Pesquisa: O processo de Convergência das Práticas contábeis e a Qualidade da Informação Contábil: Um estudo de causa e efeito no Risco Sistêmico em diferentes Países. Participante do Projeto de Pesquisa: Textos jurídicos legais. Estudos para a modernização, esclarecimento, formação da cidadania e facilitação de acesso ao judiciários no Vale do Mamanguape - PB Pesquisadora. Autora de capítulos de livros e artigos. Docente apaixonada.

Edilane do Amaral Heleno, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Ciências Econômicas (Campina Grande) pela Universidade Federal da Paraíba (1996), mestrado em Economia do Trabalho pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Atualmente é professor Adjunto IV do quadro efetivo da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia brasileira; economia rural; desenvolvimento regional e local; mercado de trabalho e políticas públicas.

Como Citar

ESTEREÓTIPO PROFISSIONAL CONTÁBIL E MOTIVAÇÕES NA ESCOLHA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: : ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS . (2024). Revista UNEMAT De Contabilidade, 13(25), 97-114. https://doi.org/10.30681/qd94v934

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