PERCEPÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE ACORDO COM O IAESB: UMA ANÁLISE COM OS EGRESSOS DE 2011 A 2015
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Diante da necessidade constante de adaptação do profissional contábil à demanda do mercado de trabalho, os órgãos que regem a profissão buscam atualizar seus modelos a fim de garantir a competência de seus. Diante disso, este estudo tem como objetivo identificar a percepção do egresso do Curso de Ciências Contábeis em relação ao desenvolvimento dos resultados de aprendizagem, durante o período de graduação, que o IAESB estabelece como relevantes para atingir a competência profissional. Realizou-se uma pesquisa quantitativa com os egressos de 2011 a 2015. A partir dos resultados, há evidências de que as competências relacionadas aos Valores, Ética e Atitudes Profissionais foram as mais absorvidas. A pesquisa também verificou que estudantes graduados em 2011 e 2012 (PPP anterior) concordaram terem recebido mais informações sobre questões tributárias do que os recém formados.
Detalhes do artigo
Como Citar
Referências
BRANDÃO, H. P.; BORGES-ANDRADE, J. E. Causas e efeitos da expressão de competências no trabalho: para entender melhor a noção de competência. Revista de Administração Mackenzie, v. 8, n. 3, jul-set, 2007.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Ministério da Educação. 1996. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 17 de setembro de 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Edital SESu/MEC Nº 4/97. Brasília: Edital SESu/MEC. 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/e04.pdf>. Acesso em: jan. 2016.
CARDOSO, R.L.; RICCIO, E.L.; ALBUQUERQUE, L.G. Competências do contador: um estudo sobre a existência de uma estrutura de interdependência. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, São Paulo, v.44, n.4, p.365-379, out./nov./dez. 2009.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CNE; CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - CES. Parecer CNE nº 776. Orienta para as Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação. Brasília: CNE, 1997.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CNE; CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - CES. Resolução CNE/CES 10, de 16 de Dezembro de 2004. Institui as Diretrizes Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. Brasília: CNE/CES, 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces10_04.pdf>. Acesso em 15 setembro de 2015.
COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de Pesquisa em Administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookkman, 2003.
FIELD, A. Descobrindo a Estatística usando o SPSS. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. C. C. Alinhando Estratégia e Competências. Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 1, jan-mar, p. 44-57, 2004.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
INTERNATIONAL ACCOUNTING EDUCATION STANDARDS BOARD (IAESB). Framework for International Education Standards for Professional Accountants and Aspiring Professional Accountants. New York: IFAC, 2015. Disponível em: <https://www.ifac.org/system/files/publications/files/IAESB-Framework-for_IES-for-Professional-Accountants-and-Aspiring-Professional-Accountants.pdf>. Acesso em: jan. 2016.
___________. Initial Professional Development 2 – Technical Competence (Revised). New York: IFAC, 2014a. Disponível em: < http://www.ifac.org/publications-resources/ies-2-initial-professional-development-technical-competence-revised>. Acesso em: jan. 2016.
. Initial Professional Development 3 – Professional Skills (Revised). New York: IFAC, 2014b. Disponível em: <http://www.ifac.org/publications-resources/ies-3-initial-professional-development-professional-skills-revised>. Acesso em: jan. 2016
. Initial Professional Development 4 – Professional Values, Ethics, and Attitudes (Revised). New York: IFAC, 2014c. Disponível em: < http://www.ifac.org/publications-resources/ies-4-initial-professional-development-professional-values-ethics-and-attit-0>. Acesso em: jan. 2016.
INTERNATIONAL FEDERATION OF ACCOUNTANTS (IFAC). Nexus 1: The Accountancy Profession, Behind the Numbers. Disponível em: <https://www.ifac.org/publications-resources/nexus-1-accountancy-profession-behind-numbers>. Acesso em: nov. 2015.
LEAL, E. A.; SOARES, M. A.; SOUSA, E. G. Perspectivas dos Formandos do Curso de Ciências Contábeis e as Exigências do Mercado de Trabalho. Revista Contemporânea de Contabilidade, ISSN 1807-1821, UFSC, Florianópolis, ano 05, v.01, n.10, p. 147-159, jul./dez., 2008.
LEMES, D. F. Habilidades Profissionais do Contador Preconizadas pela Ifac: Um Estudo com Profissionais da Região do Triângulo Mineiro. In: CONGRESSO USP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE, 10., 2013, São Paulo. Anais... São Paulo, 2013.
NUNES, I. V.; SILVA, T. D.; MIRANDA, G. J.; LEAL, E. A. Sou vestibulando, mas... O que faz um Contador? In: CONGRESSO UFSC DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE, 5. 2014. Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2014.
OLIVEIRA, H. M. de, SILVA, J. O. da. Perfil Profissional Contábil: Um Estudo de Suas Habilidades. In: CONGRESSO UFSC DE CONTROLADORIA E FINANÇAS & INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE, 5., 2014, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2014.
OTT, E.; PIRES, C. B. Estrutura Curricular do Curso de Ciências Contábeis no Brasil versus Estruturas Curriculares Propostas por Organismos Internacionais: uma análise comparativa. Revista Universo Contábil, ISSN 1809-3337, FURB, Blumenau, v.6, n.1, p. 28-45, jan./mar., 2010.
PALLANT, J. SPSS Survival manual. 2. ed. Chicago: Open University, 2005.
REIS, A. de O.; MOREIRA, V. de S.; SEDIYAMA, G. A. S.; MOREIRA, C. C. Perfil Profissional Contábil: Habilidades, Competências e Imagem Simbólica. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 14, 2014, São Paulo. Anais... São Paulo, 2014.