PERCEPÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE ACORDO COM O IAESB: UMA ANÁLISE COM OS EGRESSOS DE 2011 A 2015

Autores

  • Paula Filócomo Barrese Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Thayse Ruas Bastoni Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Daniel Ramos Nogueira Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v6i11.1526

Resumo

Diante da necessidade constante de adaptação do profissional contábil à demanda do mercado de trabalho, os órgãos que regem a profissão buscam atualizar seus modelos a fim de garantir a competência de seus. Diante disso, este estudo tem como objetivo identificar a percepção do egresso do Curso de Ciências Contábeis em relação ao desenvolvimento dos resultados de aprendizagem, durante o período de graduação, que o IAESB estabelece como relevantes para atingir a competência profissional. Realizou-se uma pesquisa quantitativa com os egressos de 2011 a 2015. A partir dos resultados, há evidências de que as competências relacionadas aos Valores, Ética e Atitudes Profissionais foram as mais absorvidas. A pesquisa também verificou que estudantes graduados em 2011 e 2012 (PPP anterior) concordaram terem recebido mais informações sobre questões tributárias do que os recém formados.

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Biografia do Autor

  • Paula Filócomo Barrese, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
    Graduanda em Ciências Contábeis na Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Thayse Ruas Bastoni, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
    Graduanda em Ciências Contábeis na Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Daniel Ramos Nogueira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

    Docente Adjunto da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

    Doutor em Controladoria e Contabilidade (FEA-USP)
    Mestre em Contabilidade (UFPR) 

Referências

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Publicado

2017-08-01

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Artigos

Como Citar

PERCEPÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE ACORDO COM O IAESB: UMA ANÁLISE COM OS EGRESSOS DE 2011 A 2015. (2017). Revista UNEMAT De Contabilidade, 6(11). https://doi.org/10.30681/ruc.v6i11.1526