A FUNÇÃO DO PERITO CONTÁBIL JUDICIAL E SUA INFLUÊNCIA NA SOLUÇÃO DE LITÍGIOS NA PERCEPÇÃO DOS MAGISTRADOS DO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT

Autores

  • José Ricarte Lima Professor Graduado em Ciências Contábeis e mestre em Ciências Sociais. Professor Assistente no Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT campus de Cáceres.
  • Elias Bortoli Professor Graduado em Ciências Contábeis e mestre em Ciências Sociais. Professor Auxiliar no Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT campus de Cáceres
  • Nelson Ortega Silva

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v3i5.295

Resumo

Após análise do atual momento da situação da profissão contábil, percebe-se uma deficiência de profissionais na área de perícia contábil seja por falta de capacitação, ou ainda, por este mercado de trabalho, não estar atraindo o interesse dos profissionais da área. Desta forma, a pesquisa procurou demonstrar através de fundamentação teórica, elaborada a partir de estudo bibliográfico e descritivo, a importância, os objetivos e as necessidades que envolvem a perícia dentro do campo contábil. Para tanto, aplicou-se um questionário com perguntas abertas, aos juízes das varas cíveis do fórum da comarca do município de Cáceres, MT, com intuito de verificar na percepção dos magistrados qual a relevância do perito contador na solução de litígios, e também, se o número de profissionais nesta área é suficiente para atender a demanda do município. Os resultados da pesquisa confirmam a importância do perito contador na elucidação de processos que necessitam de seus serviços, e também expõem o tipo de litígio onde o perito contador é mais exigido, e a satisfação da maior parte dos juízes com a quantidade de peritos no município. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBERTO, Valder Luiz Palombo. Perícia Contábil. 3º edição. São Paulo: editora Atlas 2002.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Geográfica, 2009.

BERVIAN, Amado L. Cervo Pedro A. Metodologia Cientifica, 5º edição, São Pulo: Prentice Hall, 2003.

BRASIL. Lei nº 5.869, de 11 de janeiro de 1.973. Institui o Código de Processo Civil. Brasília, Congresso Nacional, 1973.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução nº858, de 29 de agosto de 1.999. Institui Normas Brasileiras de Contabilidade – NBC T 13 – Da Perícia Contábil. Brasília, CFC, 1.999.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução nº 1.2243, de 10 de dezembro de 2009. Institui Normas Brasileiras de Contabilidade – NBC TP 01 – Perícia Contábil. Brasília, CFC, 2009.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução nº 857, de 21 de agosto de 1999. Institui Normas Brasileiras de Contabilidade – NBC P 2 – Normas Profissionais de Perito Contábil. Brasília, CFC, 1999.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MAGALHÃES, Antônio de Deus Farias et al. Perícia Contábil: uma abordagem Teórica, Ética, Legal, Processual e Operacional. 4º edição. São Paulo: editora Atlas 2004.

ORNELAS, Martinho Maurício Gomes de. Perícia Contábil. 5º ed. São Paulo: Atlas, 2011.

SÁ, Antônio Lopez de. Perícia Contábil. 5º edição. São Paulo: editora Atlas 2002.

__________________. Perícia Contábil. 6º edição. São Paulo: editora Atlas 2004.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Lima, J. R., Bortoli, E., & Silva, N. O. (2014). A FUNÇÃO DO PERITO CONTÁBIL JUDICIAL E SUA INFLUÊNCIA NA SOLUÇÃO DE LITÍGIOS NA PERCEPÇÃO DOS MAGISTRADOS DO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT. Revista UNEMAT De Contabilidade, 3(5). https://doi.org/10.30681/ruc.v3i5.295

Edição

Seção

Artigos