NÍVEL DE PREPARAÇÃO PARA LIDERANÇA, SOB A PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNEMAT E UNIC EM TANGARÁ DA SERRA – FORMANDOS 2013/2

Ana Caroline Bastos Casagrande, Ivon Mello Trelha

Resumo


Em um cenário de constante crescimento do setor contábil, cada vez mais o mercado exige dos profissionais recém-formados perfis e características diferenciadas, e a liderança vem sendo uma característica de suma importância, uma vez que o contador passa de funções meramente operacionais para o contato direto com o cliente, exercendo influência na tomada de decisões, e mantendo o controle das variáreis contábeis. Este estudo aborda uma pesquisa entre os formandos de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso e da Universidade de Cuiabá de Tangará da Serra – MT, com o intuito de questionar a preparação dos acadêmicos de Ciências Contábeis como líderes no mercado de trabalho e suas perspectivas, além de, verificar as pretensões após a conclusão do curso, a preparação para assumir uma equipe, e a responsabilidade desta preparação, bem como analisar a grade destas universidades com uma universidade que seja o modelo ideal a ser seguido. As metodologias usadas foram às pesquisas: bibliográfica e descritiva buscando fundamentação teórica, e a qualitativa, quantitativa e pesquisa de campo para o levantamento dos dados, realizados através de aplicação de questionários aos formandos do curso de Ciências Contábeis da UNEMAT e da UNIC de Tangará da Serra – MT. Diante do exposto, baseado nos dados levantados, verificou-se que grande parte dos acadêmicos do oitavo semestre afirma que não sentia preparados para serem gestores e ocupar cargos de liderança, eles também julgaram que a universidade não os preparou para este tipo de desafio no mercado de trabalho. Ao analisar a grade destas universidades em questão com a de uma universidade modelo, pode-se verificar que elas estão desatualizadas em relação a suas grades curriculares, porém a UNEMAT vem passando por mudanças positivas nestes aspectos, para em 2014 passar a vigorar uma nova grade curricular que tentará se assemelhar a de uma universidade que seja modelo em todo o país.


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DOI: https://doi.org/10.30681/ruc.v3i5.300

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ISSN: 2316-8072

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