EVOLUÇÃO DO NÍVEL DE CONCENTRAÇÃO E PRODUÇÃO DA SOJA NO BRASIL E MATO GROSSO DO ANO 2000 A 2010

Autores

  • Keite Soares Gazola Acadêmica de Ciências Contábeis da UNEMAT campus de Tangará da Serra.
  • Laércio Juarez Melz Mestre em Engenharia de Produção (UFSCar), Professor de Ciências Contábeis da UNEMAT campus de Tangará da Serra
  • Ariel Lopes Torres Mestre em Administração e Finanças (UNEX), Professor de Ciências Contábeis da UNEMAT campus de Tangará da Serra.
  • Karine Medeiros Anunciato Mestre em Agricultura Tropical (UFMT), Professor de Ciências Contábeis da UNEMAT campus de Tangará da Serra.

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v1i2.393

Resumo

A pesquisa teve como objetivo apresentar a concentração da produção de soja nos estados brasileiros, nas microrregiões do Brasil , nas microrregiões e nos municípios do estado de Mato Grosso. Foram coletados dados no IBGE para fazer as analises. A análise foi feita entre os anos de 2000 a 2010, observando a área planta, área colhida e produção do Brasil e do Mato Grosso. Foi adaptado um índice de concentração, a razão de concentração (CR). Os resultados apontaram desconcentração regional da produção nos municípios do estado de Mato Grosso e concentração nos estados brasileiros. Os estados mantiveram os quatro maiores produtores entre 2000 e 2010 houve desconcentração da produção, os 12 maiores produtores representam em 2010 98% da produção brasileira. Nas microrregiões Brasileiras houve desconcentração de produção. Houve uma significativa desconcentração espacial da produção de soja nos municípios devido alguns pequenos municípios que vieram a se destacar com um aumento de produção dentre esses anos analisados considerando a distribuição entre as cidades, como Ipiranga do Norte que em 2006 passou a fazer parte dos dezesseis maiores produtores com 3% da produção do estado do Mato Grosso. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DE LA CRUZ. Betty Clara Barraza. Contribuição para a análise da competitividade da soja em grãos: uma aplicação do modelo de equilíbrio espacial ao estado de Tocantins. Tese (Doutorado em Engenharia Industrial) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: <http://www2.dbd.puc- rio.br/pergamum/tesesabertas/0212246_07_cap_02.pdf>.

AGRICOMMODITYPRICES. Disponível em: <http://www.agricommodityprices.com/soybean.php>.

AVILA,Gustavo Pereira. Fundamentos, Situação atual e perspectiva da soja. Disponível em: <http://www.slideshare.net/avilagustavo/fundamentos-situao-atual-e-perspectiva-da-soja>.

BAIN, Joe S. Industrial organization. New York: John Wiley & Sons, Inc., 1959.

BEUREN, Ilse Maria. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2003.BOYLE, Stanley. Industrial organization: an empirical approach. New York: Holt, Rineheart and Winston, 1972 (apud Brumer, 1981).

BRAGA, Helson , MASCOLO, João. Mensuração da concentração industrial no Brasil- Ministério do Desenvolvimento e Indústria e Comércio Exterior. Balança Comercial brasileira. Disponível em: <http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/interna>.

CEAGRO, Competitividade em Sistemas Agroindustriais. Disponível em: <http://ceragro.iica.int/obsevatorio/Lists/OUTRAS%20METODOLOGIAS%20DE%20ACOMPANHAMENTO%20DE%20CADEIAS%20P/Attachments/5/Competitividade%20em%20Sistemas%20Agroindustriais%20-%20Metodologia%20e%20Estudo%20de%20Caso.pdf>.

CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento. Séries históricas de produtividade de grãos. Disponível em: <http://www.conab.gov.br>.

CONCENTRAÇÃO E COMPETITIVIDADE: ASPECTOS TEÓRICOS. Disponível em: < http://www.eps.ufsc.br/disserta98/leite/cap3.htm>.

ECOA. Disponível em: <http://www.riosvivos.org.br/Noticia/A+soja+no+Brasil+Central+++Expansao+agricola+no+Cerrado+brasileiro/1188>.

EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Soja em números (safra 2010/2011). Disponível em: <http://www.cnpso.embrapa.br/index.php?cod_pai=2&op_page=294>. Acesso em: 27 fev. 2012.

______.Desenvolvimento, Mercado e Rentabilidade da Soja Brasileira. Disponível em: <http://www.cnpso.embrapa.br/download/CT74_eletronica.pdf>.

______. Tecnologias de produção de soja região central do Brasil 2003.Disponível em : <http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Soja/SojaCentralBrasil2003/importancia.htm>.

FEDRIZZI, Luiz Carlos. A soja como fator de competitividade no Mercosul. Disponível em : <http://www.fee.tche.br/sitefee/download/jornadas/2/e13-10.pdf>.

GAAMAWEB. Disponível em : <http://www.dag.uem.br/gaama/trans4.htm>.

GROPPELLI, A.A., NIKBAKHT, E. Administração Financeira. Tradução Célio Knipel Moreira. 2. Ed. São Paulo.

GUANZIROLI, Carlos Enrique. Agronegócio no Brasil Perspectivas e Limitações. Disponível em: <http://www.uff.br/econ/download/tds/UFF_TD186.pdf>

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=635&id_pagina=1>. Acesso em 14 mar.2012

______ – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/listabl.asp?c=1612&n=0&u=0&z=t&o=11&i=P>.

______– Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Tabela. Disponível em:

______, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística <http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/listabl.asp?z=t&o=11&i=P&c=1612>. Acesso em11mar 2012.

IMA MT – Instituto Mato-grossense de Algodão. Disponível em: <http://www.imamt.com.br/home/noticia/442>.

Lazzarotto, J. J. , Hirakuri, M. H. Evolução e Perspectivas de Desempenho Econômico Associadas com a Produção de Soja nos Contextos Mundial E Brasileiro. Disponível em: <http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/887037/1/Doc3192ED1.pdf>.

LOPES,H. C., MARION FILHO, P. J. Mudança Estrutural e Competitividade. Disponível em: <http://www.fee.tche.br/3eeg/Artigos/m17t01.pdf> . Acesso em 14 mar.2012

MARAFON, G.J. A dimensão espacial do complexo agroindustrial soja no Estado do Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro: UFRJ, 1998. Tese (Doutorado em Geografia), Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1998. Disponível em: <http://www.fee.tche.br/sitefee/download/jornadas/2/e13-10.pdf>.

MAROUELLI, Rodrigo Pedrosa. O Desenvolvimento sustentável da Agricultura no Cerrado Brasileiro. Disponível em: http://www.iica.org.br/Docs/Publicacoes/PublicacoesIICA/RodrigoMarouelli.pdf.

MEDEIROS, Natalino Henrique; OSTROSKI, Diane Aparecida. Competitividade e concentração de mercado: uma análise da avicultura nas mesorregiões oeste e sudoeste paranaense. In: Congresso da SOBER, XLIV, Fortaleza, 2006.

MELZ, Laércio Juarez Melz. Análise da concentração espacial dos alojamentos de frangos no Brasil. Disponível em <https://sites.google.com/a/unemat.br/cictga/pesquisa/publicacoes>.

MERCOPRESS. Disponível em:<http://en.mercopress.com/2011/09/17/mercosur-consolidates-as-leading-soybean-region-with-52-of-world-s-production>.

Ministérios da Agricultura. Disponível em : http://www.agricultura.gov.br/vegetal/culturas/soja.

NUTRISOY. Disponível em : <http://www.nutrisoy.com.br/htmls/dicas/perspectivas.htm#artigo>.

PEREZ, Mariana. País chamado Mato Grosso. Diário de Cuiabá. Disponível em: <http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=404850>.

RESENDE, M. Medidas de concentração industrial: uma resenha. Análise

RESENDE, Marcelo; BOFF, Hugo. Concentração industrial. In: KUPFER, David; HASENCLEVER, Lia. Economia indústria: fundamentos teóricos e práticos no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.

SCHMIDT ,Cristiane Alkmin Junqueira. Índices de Concentração1.Disponivel em: .

SOARES, Thelma Shirlen. Concentração no consumo de madeiras e estrutura de mercado do setor moveleiro do município de Ubá/MG. Disponível em:<http://www.revista.inf.br/florestal07/pages/resenhas/nota03.pdf>.

SONOTICIAS.AGRONOTICIAS. Disponível em: <http://www.sonoticias.com.br/agronoticias/mostra.php?id=48984>.

TINK FIN. Disponível em: <http://www.thinkfn.com/wikibolsa/IHH> . Acesso em 14 mar.2012

Tudo sobre a Soja. Disponível em: <http://soja.tudosobre.org/>. Acesso em 04 mar.2012

ZUCHELLI, Jean Michel. Viabilidade econômica da produção de soja, com sucessão. Disponível em :<http://www.upis.br/pesquisas/pdf/agronomia/2010_3/Jean_Michel_Zuchelli_AC_Viabilidade_econ%C3%B4mica_produ%C3%A7%C3%A3o_soja_sucess%C3%A3o_Brachiaria_ruziziensis_regi%C3%A3o_Sorriso_MT..pdf>.

Downloads

Publicado

2015-03-15

Como Citar

Gazola, K. S., Melz, L. J., Torres, A. L., & Anunciato, K. M. (2015). EVOLUÇÃO DO NÍVEL DE CONCENTRAÇÃO E PRODUÇÃO DA SOJA NO BRASIL E MATO GROSSO DO ANO 2000 A 2010. Revista UNEMAT De Contabilidade, 1(2). https://doi.org/10.30681/ruc.v1i2.393

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>