MOTIVADORES DO USO DA PULVERIZAÇÃO AÉREA, NA REGIÃO DE TANGARÁ DA SERRA-MT

Autores

  • Danilo Freitas Ferreira Acadêmico do curso de Ciências Contábeis da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra.
  • Laércio Juarez Melz Mestre em Engenharia de Produção (UFSCar), Professor do Departamento de Ciências Contábeis da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra.
  • Priscila Meliane Leite dos Anjos Profissional Técnica da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra.
  • Airton Montesuma de Carvalho Neto Professor do Departamento de Ciências Contábeis da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra.

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v1i2.395

Resumo

A pesquisa teve o objetivo de apresentar os motivadores do uso da pulverização aérea para os produtores rurais de Tangará da Serra - MT. Para isso o método utilizado foi o questionário com questões abertas para explicação e questões fechadas para avaliação dos motivadores. Os resultados apontam que a pulverização aérea é requisitada em casos emergenciais para os pequenos e médios produtores. Os grandes produtores utilizam a pulverização aérea sempre que necessária. Concluiu se que o principal motivador do uso da pulverização aérea é a agilidade na aplicação, e quando utilizada no momento certo se transforma em grandes benefícios para o produtor rural. Porem deve salientar que para obter tais resultados, o produtor deverá calcular previamente os custos fixos e variáveis dos equipamentos, bem como os custos por amassamento, compactação do solo, o tempo de aplicação e entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDEF. Manual de tecnologia de aplicação/ANDEF - Associação Nacional de Defesa Vegetal. – Campinas-SP: LineaCreativa, 2004.

BALDISSARELLI, Volmir José. Análise dos custos na prestação de serviço em empresa de aviação agrícola de tangará da serra – MT./ Trabalho de Conclusão de (Curso Ciências Contábeis) – Universidade do Estado de Mato Grosso. Tangará da Serra-MT, 2010.

CARVALHO, Wellington P. A. Desempenho de um controlador de fluxo com DGPS para maquinas de pulverização. Tese (Doutorado) Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP. Botucatu-SP, 2003.

COSTA, Deise Isabel. Eficiência e qualidade das aplicações de fungicidas, por vias terrestre e aérea, no controle de doenças foliares e no rendimento de grãos de soja e milho. Tese (Doutorado) Programa de Pós-graduação em Agronomia da UPF. Passo Fundo-RS, 2009.

CRISTOFOLETTI, J. C. Manual Shell de máquinas e técnicas de aplicação de defensivos agrícolas. São Paulo. Shell Brasil S.A, 1992. 122p.

CRIVELLO, Liliana. Método de pulverização aérea é destaque no estande Embraer. Redação Passo Fundo / DM, 2010. Disponível em: <http://www.diariodamanha.com/noticias.asp?a=view&id=7984>. Acessoem: 08 out.2011, 23h50min.

FAO, Food and Agriculture Organization. Rapid rural appraisal. In: Marketing research and information systems. Disponível em: <http://www.fao.org/docrep/W3241E/w3241e09.htm>.

Acesso em: 07 abr. 2012. 06h37min.

HOFFMANN, L. L.; REIS, E. M. Sistema de pontuação auxiliar para tomada de decisão ao controle químico de doenças foliares em soja. In: REIS, E.M. Doenças na cultura da soja. Passo Fundo: Aldeia Norte Editora, p.135-145. 2004.

KAGEYAMA, A. O novo padrão agrícola brasileiro: do complexo rural aos complexos agroindustriais. Agricultura e políticas públicas. Brasília: IPEA, 1990.

MANTOVANI, E.V., QUEIRÓS, D.M., DIAS, G.P., Máquinas e operações utilizadas na agricultura de precisão. In: congresso brasileiro de engenharia agrícola-Mecanização e agricultura de precisão, 23,1998, Poços de Caldas. Resumos. Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, 1998. Cap.4, p.109-39.

MARION, José Carlos. Contabilidade básica. 8. Ed. São Paulo: Altas, 2008, p. 211.

MIALHE, Luiz Geraldo. Máquinas agrícolas: ensaios e certificação. Piracicaba-SP. Fundação de estudos agrários Luiz de Queiroz, 1996, p.104-105.

OZEKI, Yasuzo. Manual de aplicação aérea. São Paulo: Centro Avançado Syngenta 2006.

PORTAL SÃO FRANCISCO, História da aviação agrícola. 2010. Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/defensivos-agricolas/histor php>. Acesso em: 09 out. 2011, 23h10min.

SANTOS, Sérgio Rodrigues. Proposta metodológica utilizando ferramentas de qualidade na avaliação do processo de pulverização. Tese de doutorado submetida à banca examinadora para obtenção do título de doutor em engenharia agrícola, na área de concentração em máquinas agrícolas. Campinas-SP, 2005.

SCHRÖDER, E. P. Efeito do óleo vegetal agróleo na eficiência do herbicida 2,4-D aplicado por via aérea em arroz irrigado. In: Congresso Brasileiro De Arroz Irrigado, 4. Santa Maria, RS, 2005. Anais. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Agosto. 2005. p.209- 210.

SILVA, Andréa Lago da; ONOYAMA, Márcia Mitiko; SOUZA FILHO, Hildo Meirelles de. Frango: Argentina e Brasil. In: BATALHA, Mário Otávio; SOUZA FILHO, Hildo Meirelles de. Agronegócio no Mercosul: uma agenda para o desenvolvimento. São Paulo: Atlas, 2009.

SILVA, M. P. L. Avaliação de três sistemas de aplicação de produtos fitossanitários líquidos. (Dissertação de mestrado), Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria. 2004. 60p.

SILVEIRA, Gastão Moraes. Maquinas para plantio e condução das culturas. V.3, Viçosa-MG, 2001, p.245-315.

SILVEIRA, Vinícius Roberto. Cenário atual da aviação agrícola no Brasil / Tese apresentada à Divisão de Pós-Graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. São José dos Campos, 2004.

SINDAG, Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola. Primeira reunião da Comissão para Segurança de Vôo na Aviação Agrícola. 2010. Disponível em: <http://www.sindag.org.br/web/site/xhtml/content/noticias/detalhe.aspx?id=260>. Acesso em: 09 out. 2011, 23h23min.

SINDAG. Cartilha: segundo workshop de gestão agrícola e XX congresso Mercosul e Latino Americano de aviação agrícola.Porto Alegre-RS, junho de 2011.

THORNHILL, E. W. ; MATTHEWS, G. A. Equipo de aplicación de pesticida para uso em agricultura. Boletin de servicios agrícolas de la FAO, v.2. Roma, Italia. 1994. 112p. <http://www4.fao.org/cgibin/faobib.exe?vq_query=A%3DThornhill,%20E.W.&database=faobib&search_type=view_query_search&table=mona&page_header=ephmon&lang=eng> Acesso em: 19 set. 2011.

Downloads

Publicado

2015-03-15

Como Citar

Ferreira, D. F., Melz, L. J., Anjos, P. M. L. dos, & Carvalho Neto, A. M. de. (2015). MOTIVADORES DO USO DA PULVERIZAÇÃO AÉREA, NA REGIÃO DE TANGARÁ DA SERRA-MT. Revista UNEMAT De Contabilidade, 1(2). https://doi.org/10.30681/ruc.v1i2.395

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>