REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA- ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO EM TANGARÁ DA SERRA-MT

Autores

  • Andressa Ozan Oliveira Acadêmica do curso de Ciências Contábeis da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra.
  • Julio Cezar de Lara Professor Especialista em Administração Pública do curso de Administração da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra.

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v1i2.399

Resumo

Remuneração estratégica é um conjunto de inúmeras formas de recompensas aos colaboradores. Representa vantagem competitiva e uma ferramenta diferenciada para as organizações, pois inserida de forma adequada valoriza seus colaboradores e os tornam mais motivados. Considerando este contexto, em janeiro de 2012, foi realizado este estudo em uma empresa do comércio varejista de materiais para construção instalada na Cidade de Tangará da Serra, com aplicação de questionários de forma censitária aos colaboradores. Questionou-se a existência de diversas formas de remuneração estratégica e qual seria a mais usual aplicada. Como hipótese ao questionamento, idealizamos que a empresa não adotava vários tipos de remuneração, e, caso adotasse, a forma mais usual seria a remuneração variável. Assim o objetivo geral do estudo foi identificar qual a estratégia de remuneração mais usual na empresa. Para a realização deste estudo adotou-se a metodologia, quanto aos fins, de caráter descritivo e explicativo com utilização da técnica de estudo de caso, e quanto aos meios, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, que proporcionou a possibilidade de fundamentar-se em livros e pesquisas telematizadas. O resultado observado foi que, ao contrário do que se pensava, a empresa adota vários tipos de remuneração estratégica, e a forma mais usual de remunerar os colaboradores é a remuneração funcional, ou seja, uma remuneração determinada pelo cargo/função e ajustada ao mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARDOSO, Luiz Roberto. Avaliando sistemas de remuneração baseados em habilidades e competência: A visão do profissional de gestão de pessoas- 2006, Disponível em: <200.169.97.104/seer/index.php/RBGN/article/viewFile/57/51> Acesso em 05 de Outubro de 2011.

CARVALHO, Antônio Vieira de; SERAFIM, Oziléia Clen Gomes. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pioneira, 1995.

CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando pessoas: O passo decisivo para a administração participativa. São Paulo: Makron Books, 1992.

______. Gerenciando com as pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

______. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

DANTAS, Sergio Silva. Análise do comprometimento dos funcionários: Um estudo em uma empresa de call Center- 2005 Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/semead/8semead/resultado/an_resumo.asp?cod_trabalho=125> Acesso em: 09 de Outubro de 2011.

ESTIVALETE, V. F. B; NAKAYAMA, M. K; BINOTTO, E. A gestão estratégica da remuneração- estudo de caso em uma cooperativa.- 2009. Disponível em: <http://www.fearp.usp.br/egna/resumos/Estivalete.pdf> Acesso em: 10 se Setembro de 2011.

FERRÃO, Eliene Maria Gava. Gestão estratégica de sistemas de recompensa de pessoas. 1999. Disponível em: <http://www.univen.edu.br/revista/n013/GEST%C3O%20ESTRAT%C9GICA%20DE%20SISTEMAS%20DE%20RECOMPENSA%20DE%20PESSOAS.pdf> Acesso em: 15 de Setembro de 2011.

GIL, Antonio Carlos. Gestão de Pessoas: Enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001.

GONSALEZ, Carlos et al. Estudos sobre técnicas e fatores motivacionais nas empresas. Revista Científica Famec, V. 3, n. 1, São José dos Pinhais, Junho de 2007.

IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos. Contabilidade Comercial. São Paulo: Atlas, 2004.

LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2005.

LIMA,G.; NEU, T. D.; CACENOTE, A. M. Remuneração estratégica: Uma nova visão empresarial-2010, Disponível em: http://www.fema.com.br/revistas/eletronica/publicacoes/remuneracao_estrategica_uma_nova_visao_empresarial.pdf> Acesso em: 10 de Setembro de 2011.

MALANOVICZ, Aline Vieira; WEBER, Letícia. Práticas de remuneração como estratégica para reter talentos: Um estudo de caso em uma empresa de serviços. In: 1° Simpósio Brasileiro de Ciência de serviços, 2010, Brasília. Anais... Brasilia: Reser, 2010.

MARRAS, Jean Pierre. Administração da remuneração. São Paulo: Thomson Learning, 2002.

NASCIMENTO, Luiz Paulo do. Administração de cargos e salários. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

OLIVEIRA, Lucia Maria Barbosa de. Estratégias e Práticas de Remuneração Utilizadas pelas Empresas Brasileiras. Revista O&M, Salvador, V. 8, n. 21, Agosto de 2001.

RAMOS, Bruno Schmidt. FERREIRA, Camila Lopes. O aumento da produtividade através da valorização dos colaboradores uma estratégia para a conquista de mercado. Revista de engenharia e tecnologia, Paraná, V.2, n. 2, Agosto de 2010.

RODRIGUES, M. V. et al. Remuneração estratégica: um pilar para o desenvolvimento das organizações. In: XXVIII Encontro Nacional de engenharia e produção, 2008, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: Abepro, 2008.

SOCHODOLAK, Cleberson Rodrigo; MELO JUNIOR, Aroldo Messias de. O plano de cargo e salários como ferramenta de gestão. Revista Eletrônica Lato Sensu- Ciências sociais aplicada, Paraná, v.3, n. 1, Março de 2008.

VELOSO, C. C, et al. Remuneração estratégica: Uma dinâmica da atividade profissional no cenário empresarial- 2008. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/remuneracao-estrategica-uma-dinamica-da-atividade-profissional-no-cenario-empresarial/10647/> Acesso em: 05 de Outubro de 2011.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2009.

VILAS BOAS, Ana Alice. BATISTA, Luciene Gouveia. As metodologias de remuneração variável adotada nas empresas brasileiras e sua influencia na mudança organizacional. Revista eletrônica de ciência administrativa, Campo Largo, v. 3 n. 1, Maio de 2004.

WOOD JUNIOR, Thomaz. PICARELLI FILHO, Vicente. Remuneração Estratégica: A nova vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 2004.

YIN, Robert Key. Estudo de caso- planejamento e métodos. Porto Alegre: Editora Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2015-03-15

Como Citar

Oliveira, A. O., & Lara, J. C. de. (2015). REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA- ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO EM TANGARÁ DA SERRA-MT. Revista UNEMAT De Contabilidade, 1(2). https://doi.org/10.30681/ruc.v1i2.399

Edição

Seção

Artigos