AVALIAÇÃO DO USO DE SITE PARA INTERAÇÃO CURSO X PROFESSOR X ALUNO: CASO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNEMAT – CAMPUS DE TANGARÁ DA SERRA

Autores

  • Laércio Juarez Melz Mestre em Engenharia de Produção (UFSCar), Professor do Departamento de Ciências Contábeis da UNEMAT- Campus de Tangará da Serra, Coordenador do NEPEC.
  • Cleiton Franco Mestre em Agronegócios e Desenvolvimento Regional (UFMT), Professor do Departamento de Ciências Contábeis da UNEMAT- Campus de Tangará da Serra.
  • Karine Medeiros Anunciato Mestre em Agricultura Tropical (UFMT), Professora do Professor do Departamento de Ciências Contábeis da UNEMAT- Campus de Tangará da Serra.
  • Eugênio Carlos Stieler Mestre em Ensino de Física e Matemática (UNIFRA), Professor do Departamento de Ciências Contábeis da UNEMAT- Campus de Tangará da Serra.
  • Adielson Gonçalves de Lima Bolsista do NEPEC, Acadêmico do curso de Ciências Biológicas (UNEMAT).

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v1i2.401

Resumo

O objetivo da pesquisa foi avaliar o uso do site como forma de interação entre o Curso, professores e alunos do curso de Ciências Contábeis da UNEMAT – campus de Tangará da Serra. A pesquisa caracteriza-se quanto aos objetivos como descritiva. Quanto aos procedimentos, foi utilizada pesquisa bibliográfica, estudo de caso, survey. Foram analisados dados de acesso e permanência no site e foi aplicado questionário de avaliação, obtendo-se 234 respostas. O período analisado foi julho de 2010 a junho de 2012. Conclui-se que o número de acessos tem aumentado ao longo dos meses analisados, principalmente no período letivo.  O site foi bem avaliado na maioria dos quesitos respondidos, principalmente no que tange à simplicidade e clareza e à organização dos conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTONIOLI, L. Estatísticas, dados e projeções atuais sobre a internet no Brasil, 2011. Disponivel em: <http://www.tobeguarany.com/internet_no_brasil.php>. Acesso em: 16 abr 2011.

BARBERO, J. M. Desafios culturais da comunicação a educação. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 6, n. 18, p. 51-61, maio/ago 2000. Disponivel em: <http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comeduc/article/viewFile/4108/3860>. Acesso em: 11 out 2012.

BASTIEN, C.; SCAPIN, D. Rapport Technique 0156: Ergonomic Criteria for the evaluation of human-computer interfaces. Rocquencourt: INRIA, 1993.

CETIC.BR. Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Painel IBOPE/NetRatings, 2011. Disponivel em: <http://www.cetic.br/usuarios/ibope/index.htm>. Acesso em: 16 abr 2011.

CONTÁBEIS. Departamento de Ciências Contábeis. Universidade do Estado de Mato Grosso. Departamento de Ciências Contábeis - UNEMAT - Tangará da Serra, 2012. Disponivel em: <http://tangara.unemat.br/contabeis>. Acesso em: 11 out 2012.

FLEMING, J. Web navigation: designing the user experience. Cambridge: O’Reilly, 1998.

GOOGLE. Google Analytics, 2012a. Disponivel em: <http://www.google.com/analytics>. Acesso em: 11 out 2012a.

GOOGLE. Google Drive, 2012b. Disponivel em: <http://drive.google.com>. Acesso em: 11 out 2012b.

MARTINS, C. G.; FERREIRA, M. L. R. O survey como tipo de pesquisa aplicado na descrição do conhecimento do processo de gerenciamento de riscos em projetos no segmento da construção. VII Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 12 e 13 ago 2011. Disponivel em: <http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg7/anais/T11_0362_1839.pdf>. Acesso em: 11 ago 2012.

MAYHEW, D. Principles and guidelines in software user interface design. New Jersey: Prentice Hall, 1992.

MORAN, J. M. Como utilizar a Internet na educação. Ciência da Informação, Brasilia, v. 26, n. 2, maio-ago 1997. ISSN 0100-1965.

MOREIRA, D. A. (. Didática do Ensino Superior: Técnicas e Tendências. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

NÉRICI, I. G. Metodologia do ensino: uma introdução. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1992.

NIELSEN, J. Usability engineering. San Diego: Morgan Kaufmann, 1993.

PETTERSON, R. It Depends: ID – principles and guidelines. Tullinge: Institute for Infology, 2007.

RAUPP; MAURY; BEUREN, I. M. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. In: BEUREN, I. M. (. ). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2003. Cap. 3, p. 76-97.

REDIG, J. Design é metodologia: procedimentos próprios do dia-a-dia do designer. In: COELHO, L. A. Design Método. Rio de Janeiro: PUC-Rio; Novas Idéias, 2006. p. 169-178.

ROSENFELD, L.; MORVILLE, P. Information Architecture for the World Wide Web. New York: O´Reilly, 1998.

YIN, R. K. Case study research: design and methods. 2. ed. USA: Sage Publication, 1994.

Downloads

Publicado

2015-03-15

Como Citar

Melz, L. J., Franco, C., Anunciato, K. M., Stieler, E. C., & Lima, A. G. de. (2015). AVALIAÇÃO DO USO DE SITE PARA INTERAÇÃO CURSO X PROFESSOR X ALUNO: CASO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNEMAT – CAMPUS DE TANGARÁ DA SERRA. Revista UNEMAT De Contabilidade, 1(2). https://doi.org/10.30681/ruc.v1i2.401

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>