Editorial

Autores

  • Laércio Juarez Melz Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v1i2.402

Resumo

No segundo número da Revista UNEMAT de Contabilidade apresentamos 15 artigos submetidos por acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis da UNEMAT-Campus de Tangará da Serra e 1 de docente do curso.

O primeiro artigo trata sobre Responsabilidade Social das Empresas de Tangará da Serra, detentoras do selo Balanço Social. Para isso utilizou dos indicadores contidos nos balanços publicados. O artigo buscou, ainda, identificar se as empresas que atuam no mesmo segmento têm conhecimento sobre a existência do Selo Balanço social e Mato Grosso.

O segundo artigo tem como objetivo analisar as irregularidades nas contas públicas anuais dos municípios da região Médio Norte do Estado de Mato Grosso, apontadas nos relatórios de auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), por estarem em desacordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O método utilizado foi a pesquisa documental em relatórios de auditoria.

O terceiro artigo teve como objetivo verificar quais são os fatores que levam uma empresa a optar pela terceirização dos serviços prestados pelo contador, analisar o grau de satisfação e também a importância dos fatores, destacando as vantagens e desvantagem desse procedimento, pois o contador deve auxiliar o empresário na tarefa de administrar os negócios. Foram utilizadas as metodologias de pesquisa bibliográfica, explicativa e survey.

O quarto artigo teve como objetivo estimar o custo externo do gás de efeito estufa metano (CH4), gerado pela pecuária de corte da fazenda Catini em Barra do Bugres/MT. O método utilizado foi o estudo de caso em amostra composta por 5.103 cabeças de gado divididas em categorias de gênero, idade e peso dos animais.

O quinto artigo teve como objetivo conhecer as estratégias promocionais utilizadas pelos escritórios de contabilidade de Tangará da Serra-MT para atrair clientes. O método foi survey com aplicação de questionário em 29 escritórios da cidade.

O sexto artigo teve como objetivo analisar o impacto da implantação da Resolução Normativa nº 414/2010 no Centro Regional de Serviço em Tangará da Serra – MT denominado CRS-TS, comparando os anos 2010 e 2011, composto por 27 municípios. Para identificação dos impactos foi utilizado análise documental dos relatórios fornecidos pela Cemat e entrevistas realizadas com a Gerência.

O sétimo artigo teve como objetivo apresentar a concentração da produção de soja nos estados brasileiros, nas microrregiões do Brasil, nas microrregiões e nos municípios do estado de Mato Grosso. Foram coletados dados no IBGE para fazer as análises. A análise foi feita entre os anos de 2000 a 2010, observando a área planta, área colhida e produção do Brasil e do Mato Grosso.

O oitavo artigo se propôs a investigar e conhecer os fatores motivadores para a evasão acadêmica no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Tangará da Serra, tendo como sujeitos os acadêmicos com entrada nos vestibulares 2008/1 a 2011/2. Foi aplicado questionário, sendo amostra estabelecida com 67 alunos evadidos do curso.

O nono artigo teve como objetivo analisar as orientações e medidas de prevenção que as Empresas Prestadoras de Serviços contábeis (EPSCs) da cidade de Tangará da Serra - Mato Grosso utilizam para prevenir-se de custos de transações resultantes da prática de evasão fiscal de seus clientes. Foi realizado levantamento qualitativo, conhecido como survey. O instrumento de coleta foi questionário composto de 25 questões fechada e de múltiplas escolhas aplicado junto aos respondentes (contadores).

O décimo artigo teve o objetivo de apresentar os motivadores do uso da pulverização aérea para os produtores rurais de Tangará da Serra - MT. Para isso o método utilizado foi survey com questões abertas para explicação e questões fechadas para avaliação dos motivadores.

O décimo primeiro artigo teve como objetivo identificar a percepção dos contabilistas dos escritórios de contabilidade de Tangará da Serra – MT em relação à ética e o reconhecimento da classe contábil. A metodologia empregada foi baseada na pesquisa de campo, e como amostras os contabilistas dos escritórios de contabilidade de Tangará da Serra. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário desenvolvido a partir do referencial teórico da pesquisa, os questionários foram entregues pessoalmente para cada integrante da amostra.

O décimo segundo artigo teve como objetivo identificar o perfil dos profissionais contábeis dos escritórios de contabilidade que receberam o prêmio destaque empresarial na cidade de Tangará da Serra – MT. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva com abordagem quantitativa. Os instrumentos de coleta foram questionários fechados.

O décimo terceiro artigo teve como objetivo quantificar os materiais reciclados pela Cooperativa de Produção de Resíduos Sólidos de Tangará da Serra e analisar se houve evolução na quantidade e valores entre o primeiro semestre de 2010 e primeiro semestre de 2011. É uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva com abordagem quali-quantititiva. Os instrumentos de coleta utilizados foram roteiro estruturado e entrevistas abertas.

O décimo quarto artigo identificar a estratégia de remuneração é a mais utilizada em empresa comercial de materiais para construção de Tangará da Serra – MT. O método escolhido foi o estudo de caso.

O décimo quinto artigo teve como objetivo evidenciar os custos e despesas por atividade incorridos em uma empresa prestadora de serviços em eletrodomésticos e climatização de ambientes, no município de Tangará da Serra – MT. Foi realizada simulação do preço de venda de serviços com o auxílio do mark-up. Os custos foram calculados por meio do método de Custeio Baseado em Atividades (ABC).

O décimo sexto artigo teve como objetivo avaliar o uso do site como forma de interação entre o Curso, professores e alunos do curso de Ciências Contábeis da UNEMAT – campus de Tangará da Serra. A pesquisa caracteriza-se quanto aos objetivos como descritiva. Quanto aos procedimentos, foi utilizada pesquisa bibliográfica, estudo de caso, survey. Foram analisados dados de acesso e permanência no site e foi aplicado questionário de avaliação, obtendo-se 234 respostas.

Desejamos aos leitores uma grata experiência em sua leitura.

 

Prof. Me. Laércio Juarez Melz

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laércio Juarez Melz, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

O prof. Laércio é mestre em Engenharia de Produção (UFSCar, 2010). Especialista em Finanças e Gestão Empresarial (UNEMAT, 2005), graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2003). Atualmente é professor assistente, com Dedicação Exclusiva (40h), da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade e Gestão de Custos, Contabilidade Gerencial e Ensino de Contabilidade.

Downloads

Publicado

2015-03-15

Como Citar

Melz, L. J. (2015). Editorial. Revista UNEMAT De Contabilidade, 1(2). https://doi.org/10.30681/ruc.v1i2.402

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>