EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO DO PERFIL DO COMPORTAMENTO FINANCEIRO DE ACADÊMICOS DOS CURSOS DE GESTÃO

Autores

  • Felipe Muhlhausen Centro Universitário Estácio de Sá
  • Igor Pereira da Luz Centro Universitário Estácio de Sá / Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ronan Reis Marçal Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v10i19.4141

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar se os alunos do curso de gestão possuem uma melhor educação financeira que os alunos dos demais cursos. Para tal, foi aplicado presencialmente um questionário com discentes regularmente matriculados em uma universidade particular do estado de Santa Catarina. A amostra final foi composta por 550 observações válidas e, diante da análise regressões múltiplas, foi possível inferir que os alunos pertencentes ao grupo de cursos de gestão (administração e ciências contábeis) tendem a ser mais educados financeiramente que os alunos dos demais cursos. As contribuições deste estudo confirmam a tendência de que o contato com conceitos acerca de finanças pessoais favorece a educação financeira do indivíduo, reforçando a necessidade da ampliação de estudos desse âmbito dada a já explicitada deficiência em termos de educação financeira do cidadão brasileiro médio, conforme reportado por pesquisas correlatas.

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Publicado

30/06/2021

Como Citar

Muhlhausen, F., da Luz, I. P., & Marçal, R. R. (2021). EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO DO PERFIL DO COMPORTAMENTO FINANCEIRO DE ACADÊMICOS DOS CURSOS DE GESTÃO. Revista UNEMAT De Contabilidade, 10(19), 38–59. https://doi.org/10.30681/ruc.v10i19.4141

Edição

Seção

Artigos