PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO PESSOAL- ESTUDO DE CASO ENTRE OS BANCÁRIOS DE TANGARÁ DA SERRA - MT

Autores

  • Rodolffe Prudêncio Siqueira Acadêmico do curso de Ciências Contábeis da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra
  • Aparecida de Fátima Alves Lima Mestre em Administração (UFRN), Professora do curso de Administração da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v1i1.747

Resumo

Sem duvida ser bancário é uma atividade  na qual o profissional se vê envolvido com dinheiro o tempo todo, onde diariamente são feitas transações com valores muito elevados, o que poderá levar o individuo  a não dar tanta importância a despesas simples relacionadas com sua vida pessoal. Surge então o questionamento se as finanças pessoais constituem-se de ponto de preocupação e cuidados entre os bancários. Sendo assim este trabalho foi elaborado com o objetivo de conhecer e analisar em que medida os bancários de Tangará da Serra – MT praticam o controle e planejamento de suas finanças pessoais, levando em consideração dentre outras coisas o perfil sócio econômico dos mesmos e quais os métodos utilizados por eles para o controle financeiro particular. Diante dos dilemas em possuir dinheiro, saber usá-lo  corretamente e praticar técnicas de controles  buscou-se conhecer a realidade dos bancários das instituições financeiras do município de Tangará da Serra – MT  por meio de um questionário onde foram abordados 55 bancários, no período de julho a setembro de 2011.  Esta artigo revela que apesar do público pesquisado trabalhar no setor financeiro, os tipos de crédito mais  utilizados são o cheque especial e o cartão de crédito, sendo estes os que apresentam as maiores taxas de juros do mercado, constatou-se também a prática de ferramentas financeiras que auxiliam na gestão das finanças pessoais dos bancários, contribuindo para o controle do endividamento e da saúde financeira. Por fim, espera-se com o resultado da pesquisa motivar outros segmentos de profissionais para a utilização de ferramentas de controles e planejamento financeiro em suas vidas pessoais e também na busca de educação financeira. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOTH, Sergio Jose; SIQUEIRA, claudineide J. de Souza. Metodologia cientifica Faça fácil sua pesquisa. Tangara da serra, MT: Editora São Francisco, 2004.

BRASIL, Banco Central do, Poupança. http://www.bcb.gov.br/pre/portalCidadao/indEcon/

poupanca.asp. Acesso em 08 de maio de 2011, 20:35

BRASIL, Banco Central do, Glossário Completo.http://www.bcb.gov.br/GlossarioLista.asp ?idioma =P&idpai. Acesso em 08 de maio de 2011, 20:50

BUENO, Francisco da Silveira. Dicionário escolar da língua portuguesa. 11ª edição. Rio de Janeiro. FAE 1986.

COSTA, Suely Braz. Cada pessoa é uma empresa. São Paulo: Martin Claret, 1998.

COOPERATIVISMO DE CRÉDITO, Portal do. O que é uma Cooperativa de Crédito ? http://www.cooperativismodecredito.com.br/CooperativadeCredito.php. Acesso em 18 de maio de 2011, 15:37.

GITMAN, Lawrence J. Princípios da administração financeira. São Paulo: Habra, 1997.

HOJI, Masakazu. Finanças da Família. São Paulo: Cia dos Livros, 2010.

IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e estatística) Pesquisa de Orçamentos Familiares

-2009. http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/sipd/quarto_forum/Informe_ POF_2008-2009.pdf. Acesso em 03 de Setembro de 2011, 18:40.

IUDICUBUS, Sergio de. MARION, Jose Carlos. PEREIRA, Elias. Dicionário de termos de Contabilidade – 2ª Edição – São Paulo: Atlas 2003

MARTINS, Lavignia. Afinal, o que é Planejamento financeiro Pessoal? http://planfin.com.br/?p=61. Acesso em 08 de maio de 2011, 17:39.

MANDELLI, Paola. Planejamento financeiro. http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/planejamento-financeiro/29100/.Acesso em 08 de maio de 2011, 14:27.

MEC ( Ministério da Educação). Mulheres são maioria entre os universitários, revela o Censo. http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2011/01/13/mulheres-sao-maioria-entre-os-universitarios-revela-o-censo. Acesso em 03 de Setembro de 2011, 14:15

OLIVEIRA, Antonio Benedito Silva, et al. Métodos e técnicas de pesquisa em contabilidade. São Paulo. Editora Saraiva, 2003.

ROSS, Stephen, WESTERFIELD, Randolph, JAFFE, Jeffrey. Administração Financeira. São Paulo. Editora Atlas, 1995.

SERASA ( Centralização dos Serviços Bancários S/A).Faça um plano, decida o que quer no futuro. Cartilha do Consumidor. 2011.

SOARES, Edivado. Metodologia Cientifica: Lógica, epistemologia e normas. São Paulo: Atlas. 2003.

Downloads

Publicado

2012-07-31

Como Citar

Siqueira, R. P., & Lima, A. de F. A. (2012). PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO PESSOAL- ESTUDO DE CASO ENTRE OS BANCÁRIOS DE TANGARÁ DA SERRA - MT. Revista UNEMAT De Contabilidade, 1(1). https://doi.org/10.30681/ruc.v1i1.747

Edição

Seção

Artigos