Editorial

Autores

  • Laércio Juarez Melz Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v1i1.754

Resumo

O Curso de Ciências Contábeis tem como princípio formar contadores capacitados e qualificados ao exercício profissional, dotados de senso analítico crítico, comprometido com os valores da sociedade, e a missão da instituição. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento das sociedades, com a competência técnico-acadêmica desta profissão.

O curso de Ciências Contábeis tem como objetivos específicos são: a) Proporcionar visão ampla e abrangente dos sistemas de informações contábeis e gerenciais, capazes de compreender, analisar e processar essas informações; b) Incentivar o aluno a agir dentro dos princípios éticos, morais e legais, promovendo o bom relacionamento humano; c) Proporcionar formação profissional dotada de competências e habilidades que viabilizem aos agentes econômicos e seus propostos o pleno cumprimento de responsabilidade perante a sociedade; d) Proporcionar capacidade e preparo para assimilar a cultura e objetivos organizacionais; e) Proporcionar capacidade de interpretar tendências de mercado, sem perder a consciência e a dimensão das questões éticas, humanas e sociais; f) Proporcionar compreensão das especialidades da profissão contábil, sendo capaz de absorver a massa de informação necessária para se tornar especialista em qualquer uma das áreas de ação desta profissão.

Ao final do curso, o acadêmico do curso deve entregar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Este TCC pode ser redigido em forma de monografia ou de artigo, conforme Resolução 152/2008-CONEPE e IN 001/2009-CIC.

Entre 1996 e 2009, os TCC’s foram redigidos em forma de monografia. A partir de 2006, com a iniciativa de concurso público para docentes, a busca pela melhoria da qualidade foi prioridade para os novos concursados. O curso de Ciências Contábeis da UNEMAT- campus de Tangará da Serra evoluiu significativamente entre 2006 e 2010. Como parte da iniciativa para melhorar a qualidade dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), no primeiro semestre de 2010, passou-se a utilizar a modalidade de artigo científico.

Em 2010/2 houve aumento da qualidade dos artigos. Foram aprovados 16 artigos. O resultado da iniciativa foi agrupado nesta obra. Os artigos apresentados, defendidos e aprovados foram organizados em ordem alfabética do primeiro autor, formando compêndio de artigos de TCC, ficando disponível na Biblioteca do Campus de Tangará da Serra.

Em 2011/1 foram aprovados 18 artigos científicos com os mais diversos temas, nas áreas de contabilidade comercial, gerencial, pública, custos, social e ambiental. Também com temas relacionados com Auditoria Contábil, responsabilidade social, marketing, exportações e ensino de Contabilidade. Percebe-se crescente aplicação de questionários em pesquisas de campo nos artigos. Os artigos foram classificados em ordem alfabética do primeiro autor, recebendo numeração de 1 a 18 por capítulo. Os números das páginas em cada capítulo iniciam-se em 1, para facilitar a localização dos artigos através do sumário. Esperamos que a leitura seja agradável e contribua na construção do conhecimento científico.

A Revista UNEMAT de Contabilidade é uma publicação eletrônica de acesso livre, gratuito e irrestrito de todos pelo site http://tangara.unemat.br/ruc. Em 2012/1, a primeira edição da Revista UNEMAT de Contabilidade estão publicados 27 artigos com variados temas e objetivos na seção destinada a artigos dos discentes do curso.

 

A equipe deseja boa leitura para todos!

 

Prof. Me. Laércio Juarez Melz

(laercio@unemat.br)

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laércio Juarez Melz, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

O prof. Laércio é mestre em Engenharia de Produção (UFSCar, 2010). Especialista em Finanças e Gestão Empresarial (UNEMAT, 2005), graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2003). Atualmente é professor assistente, com Dedicação Exclusiva (40h), da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade e Gestão de Custos, Contabilidade Gerencial e Ensino de Contabilidade.

Downloads

Publicado

2012-07-31

Como Citar

Melz, L. J. (2012). Editorial. Revista UNEMAT De Contabilidade, 1(1). https://doi.org/10.30681/ruc.v1i1.754

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>