Argumentatividade e alusão no agenciamento enunciativo: a migração, a ditadura e os conquistadores no livro didático

Soeli Maria Schreiber da Silva, Gabriel Reis Moraes Machiaveli, Bárbara de Souza Freitas

Resumo


O presente artigo tem o objetivo de analisar enunciados em livros didáticos sobre as expressões migração, ditadura militar e conquistadores. Com base na Semântica do Acontecimento (2009; 2017; 2018), as análises dessas expressões apresentam uma descrição da cena enunciativa, tratando a questão da alusão no agenciamento enunciativo e de como a argumentação e a argumentatividade são construídas no acontecimento do livro didático. Temos como corpus três capítulos de três livros didáticos (dois de história e um de geografia) com selos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Constatamos a mobilização dos lugares de enunciação para sustentar as argumentações nos livros.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.30681/2594.9063.2019v3n2id4357

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