A ordem metodológica do círculo de Bakhtin para o estudo da língua: uma análise do gênero poema

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DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2020v4n2id4718

Resumo

Os estudos do Círculo de Bakhtin fornecem ancoragem para o trabalho com a língua concreta e viva na sala de aula. A partir dessas concepções teóricas, amparamo-nos na “[...] ordem metodológica para o estudo da língua” (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2009[1929]) e desenvolvemos um procedimento didático com o gênero do discurso poema. No presente artigo, refletimos sobre o resultado dessas ações, ou seja, o que os textos dos alunos revelam sobre essa forma de atuação didática. Destarte, o objetivo é analisar como os elementos constitutivos do gênero – conteúdo temático, estilo e construção composicional – se configuraram nas produções escritas. A metodologia consiste em um estudo de caso para a geração de dados, no qual o texto de um aluno é analisado representando as produções textuais de toda a turma. O aporte teórico sustenta-se em Bakhtin (2010[1979]), Bakhtin/Volochínov (2009[1929]) e Volochínov/Bakhtin (1926). Os resultados demonstram que ações didáticas embasadas na Concepção Dialógica da Linguagem podem ser vislumbradas, por meio dos elementos constitutivos, nas elaborações dos alunos.

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Biografia do Autor

Leliane Regina Ortega, Rede Púbica de Ensino do Estado do Paraná

Doutoranda em Letras - Linguagem e Sociedade pelo PPGL - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Mestra pelo mesmo programa, e professora da Rede Púbica de Ensino do Estado do Paraná.

Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professor do Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos da Universidade Federal do Maranhão UFMA, Campus São Bernardo, bolsista na Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Maranhão - FAPEMA, doutorando em Letras - Linguagem e Sociedade pelo PPGL - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Mestre em Educação - UCB, Graduado em Letras – Universidade Federal do Maranhão - UFMA. 

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Publicado

2021-05-14

Como Citar

Ortega, L. R., & Silva Filho, M. N. dos R. (2021). A ordem metodológica do círculo de Bakhtin para o estudo da língua: uma análise do gênero poema. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 4(2). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2020v4n2id4718