Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Zeiki é uma publicação da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus de Barra do Bugres. Com caráter multidisciplinar, destina-se à publicação de trabalhos originais nas áreas de tecnologia e produção; educação e sociedade; direitos humanos e justiça, e planejamento e desenho da cidade, englobando os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção Agroindustrial e Matemática. São aceitos para publicações dossiês temáticos, artigos, resenhas e artigos de revisão.
A revista Zeiki, com caráter articulador de pesquisa, busca aproximar o ensino e a extensão, ampliando a dimensão da pesquisa e da relação da Universidade com a sociedade. Por meio desse trabalho transdisciplinar, pretende criar e possibilitar o processo dialético de teoria e prática, ajustando-se à visão universal de conhecimento e ao mesmo tempo às necessidades da sociedade onde a Universidade atua, bem como promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos encaminhados para publicação serão submetidos à avaliação do conselho editorial (deskreview), que decidirá sobre seu encaminhamento ou não aos avaliadores. Textos em desacordo com as normas de publicação ou a linha editorial da Revista Zeiki serão recusados.

Os trabalhos serão encaminhados às cegas a pelo menos dois pareceristas, orientados por um roteiro de avaliação.

Para permitir a avaliação às cegas por parte dos pareceristas, é imprescindível que a versão enviada do trabalho não tenha qualquer identificação de autoria, inclusive no corpo do texto, rodapé, informações pessoais colocadas automaticamente pelo editor de texto, etc.

 O resultado da avaliação feita pelos pareceristas pode ser:

a) recomendado sem ressalvas: o parecerista poderá, a seu critério, fazer ou não comentários sobre o texto.

b) recomendado com ressalvas: o parecerista deverá apontar possíveis alterações a serem realizadas antes da publicação e/ou em relatório em anexo. O texto não retornará ao pareceristas, ficando a cargo do conselho editorial verificar se as pendências foram resolvidas pelo autor durante o prazo especificado, assim como determinar ou não a publicação do texto.

c) reprovado: o parecerista deverá apontar os itens que levaram à reprovação do texto, podendo apresentar sugestões para a sua melhoria, visando futuras publicações.
 

Periodicidade

Publicações semestrais.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.