CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO

2023-03-13

EDIÇÃO COMEMORATIVA 20 ANOS DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNEMAT/ BARRA DO BUGRES/MT

O curso de arquitetura e urbanismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) foi criado em 2001 e nesses mais de 20 anos de existência se tornou uma representação da busca pela regionalidade arquitetônica, da valorização e resgate histórico da arquitetura tradicional (cuiabana, quilombola, indígena) de Mato Grosso e da compreensão de formas de se implantar cidades num território ainda pouco adensado de urbanização. Durante esse período de consolidação foi possível compreender as peculiaridades culturais locais que se somaram à diversidade de composições que se manifestaram através das culturas e experiências transitórias trazidas pelos discentes e docentes de diversas partes do Estado e do Brasil.
Muitos foram os desafios de consolidação do curso, desde a falta de valorização da Universidade Pública e dificuldade de se compor o corpo docente do curso, até a distância geográfica do município de Barra do Bugres de grandes centros de representação arquitetônica e de referências urbanas.
Assim, nesses mais de 20 anos, os organizadores dessa Edição Especial gostariam de convidar ex alunos, professores e pesquisadores externos a compartilharem conosco suas experiências de pesquisa, a fim de compor uma edição comemorativa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unemat em Barra do Bugres.

Serão aceitos trabalhos inéditos nos diversos campos de pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, com prioridade a trabalhos que discutam o ensino de arquitetura e urbanismo nas suas mais diferentes vertentes.

Serão avaliados para essa edição trabalhos submetidos até dia 30/04/2023 .

Convidamos autores e interessados em avaliar os trabalhos dessa edição a se cadastrarem no link:

https://periodicos.unemat.br/index.php/zeiki/user/register

Atenciosamente,
Prof. Carlos Edinei de Oliveira (Unemat)
Profa. Eveline N. P. Costa (Unemat)
Profa. Gisele Carignani (Unemat)