CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO NO DESENVOLVIMENTO DE PLANO DE AÇÕES CORRETIVAS E ROTINAS DE TRABALHO
Palavras-chave:
Qualidade, Controle Estatístico do Processo, Gráfico de ControleResumo
O presente trabalho teve como objetivo demonstrar o uso das ferramentas do controle estatístico da qualidade (CEQ) na análise e monitoramento dos processos produtivos em uma empresa do ramo alimentício. A partir disso, um plano de ações corretivas e uma rotina padronizada de trabalho foram desenvolvidos para o monitoramento contínuo do processo. A empresa objeto de estudo apresentava produtos acabados com pesos fora da especificação. Amostras estratificadas divididas em subgrupos racionais foram coletadas. Logo após, foram realizadas análises através do gráfico de dispersão e histograma com o auxílio do software Minitab 19. Com isso, foi possível perceber que o processo estava fora de controle. As ferramentas como Brainstorm, diagrama de Ishikawa e 5W2H foram usadas para levantar as ações corretivas factíveis. Por fim, foi criada uma rotina padronizada para o monitoramento contínuo dessa característica da qualidade, tornando o processo mais robusto e possibilitando à empresa oferecer produtos com melhores padrões de qualidade.
Downloads
Referências
COSTA, A. F. B.; EPPRECHT, E. K.; CARPINETTI, L. C. R.; et al. Controle Estatístico de Qualidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
FU, Xiang; WANG, Ran-feng; DONG, Zhi-yong. Application of a Shewhart control chart to monitor clean ash during coal preparation. International Journal of Mineral Processing, v. 158, p. 45-54, 2017.
INMETRO – Portaria nº 248. Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, julho/2008.
MONTGOMERY, D. C. Introdution to Statistical Quatily Control. 7th edition. Arizona: Wiley, 2012.
MONTGOMERY, D. C. Introdução ao controle estatístico da qualidade. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 2004.
MONTGOMERY, D. C.; RUNGER, G. C. Estatística Aplicada e Probabilidade para Engenheiros. Rio de Janeiro: LTC, 2003.
PALADINI, E.P. Avaliação estratégica da qualidade. 3. rev. São Paulo: Atlas, 2008.
TOLEDO, J. C. et al. Qualidade: gestão e métodos. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
VEIT, E. O controle estatístico de processos na indústria química de cabinagem de veículos: um estudo de caso. Florianópolis, 2003. Dissertação apresentada ao departamento de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, 2003.
VIEIRA, Sonia. Estatística para a qualidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
WERKEMA, C. Ferramentas estatísticas básicas para o gerenciamento de processos. Belo Horizonte: Werkema Editora, 2006.