O conceito de glocal e as práticas jornalísticas em agências de notícias, correspondentes internacionais e portais regionais

Autores

  • Filipe Norberto Ribeiro Soares Universidade de Uberaba (UNIUBE)

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v1i02.236

Palavras-chave:

Glocal, Portais Regionais, Agências de notícias, Correspondentes internacionais

Resumo

O presente estudo busca, primeiramente, compreender as relações estabelecidas entre as diferentes regiões planetárias e o possível surgimento de um espaço mutuamente global e local (glocal). Em um segundo momento, visa-se caracterizar a maneira como o fluxo informacional percorre essas regiões, influenciando-as na construção de sentido e de identidade cultural. O papel dos portais regionais e das agências de notícias, bem como a utilização de correspondentes internacionais, pauta a análise reflexiva sobre práticas recorrentes no exercício jornalístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Suzana. A informação de proximidade no jornalismo on-line. 2000. Dissertação (Mestrado em Jornalismo online em portais locais) – Universidade Federal da Bahia (FACOM – UFBA), Salvador, 2000.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede (volume 1). Trad. Roneide Venancio Majer. 7.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

FRANCO, Augusto de. Glocalização: Planeta e Comunidade. CONTEXTO 3/ Augusto de Franco. Disponível em: < http://contexto3.blogspot.com/2008/05/11-glocalizao-planeta-e-comunidade.html >. Acessado em 09 nov. 2014.

Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá (Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá, Silvio Tendler, Brasil, 2006)

MORAES, Dênis de. O Planeta Mídia: tendências da comunicação na era global. Campo Grande: Letra Livre, 1998.

MORIN, Edgar. Uma mundialização plural. In: MORAES, Dênis (Org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. 4.ed. Rio de Janeiro: Record, 2009, p. 349 – 366.

ROCHA E SILVA, Anna Flávia. Correspondentes internacionais: um diálogo entre culturas. 2005. Monografia (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo) – Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACOM - UFJF), Juiz de Fora, 2006.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4.ed. 1 reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo (volume 1) : porque as notícias são como são. 2.ed. Florianópolis: Insular, 2005

Downloads

Publicado

2014-10-30

Como Citar

Ribeiro Soares, F. N. (2014). O conceito de glocal e as práticas jornalísticas em agências de notícias, correspondentes internacionais e portais regionais. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 2(02). https://doi.org/10.30681/rccs.v1i02.236