A Comunicação Radiofônica segundo moradores de uma comunidade rural em Chapada dos Guimarães-MT

Autores

  • Walmir Santana
  • Rafael Rodrigues Lourenço Marques Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v1i02.807

Palavras-chave:

Estudo de recepção. Rádio. Mediações. Dialogia. Comunicação Rural.

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de verificar o papel e a função que o rádio exerce junto às comunidades rurais. Através da análise da recepção dos moradores dessas comunidades, essa pesquisa regional se justifica na medida em que pretende mostrar que o rádio, como elemento mediador-comunicacional é de suma importância para essas comunidades, pois é um canal de conhecimento, entretenimento e principalmente de informação. A pesquisa foi realizada na Comunidade de Cachoeira Rica, interior do município de Chapada dos Guimarães, com 10 moradores da região. Trata-se de uma pesquisa empírica, quanti-qualitativa. Percebeu-se que o rádio ainda possui relevância no contexto social dos sujeitos investigados. Este meio de comunicação, para a maioria dos sujeitos inquiridos ainda é o principal veículo para informação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walmir Santana

Egresso do curso de jornalismo da Universidade de Cuiabá-UNIC. Locutor na Rádio Paiaguás - http://www.radiopaiaguas.com.br/

Rafael Rodrigues Lourenço Marques, Universidade do Estado de Mato Grosso

Orientador e co-autor do trabalho. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduado em Comunicação Social – habilitação Jornalismo (UFMT). Docente efetivo da disciplina de Teorias da Comunicação, do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Referências

BIANCHI, G.. Rural Vivido e Midiatizado- relações simbólicas e sentidos produzidos a partir da escuta dos programas radiofônicos Hora do Chimarrão e Brasil de Norte a Sul por ouvintes das comunidades rurais Linha Batistela, Povoado Coan e Linha Bigolin. Dissertação de mestrado/UNISINOS, São Leopoldo, 2003. p. 08.

BORDENAVE, J. E. D. Além dos meios e mensagens: Introdução à comunicação como processo, tecnologia, sistema e ciência. Petrópolis: RJ, 1993.

COMUNICAÇÃO e Meio Ambiente: Desafios para o desenvolvimento. Macapá, AP: Instituto de Estudos Amazônicos e Ambientais, 1993. Laboratório Ambiental, Macapá, 26 a 30 de setembro de 1993.

FAUS BELAU, A. La radio: introducción a un medio desconocido. Guadiana de Publicaciones: Madrid, 1973.

FERRARETO, L. A. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Sagra Luzzato, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987.

FIGUEIREDO, T. A. S.; LOPES, M. N. Rede Ribeirinha de Comunicação: estratégia de gestão participativa em Unidades de Conservação de Uso Sustentável. Trabalho apresentado ao GT Práticas Sociais de Comunicação (Politicas, Cidadania, Comunicação Científica e Ambiental), do VI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Norte. Belém/PA, 2007.

JUNG, M.. Jornalismo de rádio. São Paulo. Contexto, 2005.

MARTIN-BARBERO, J.. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

MCLUHAN, M.. Os meios de comunicação como extensão do homem. São Paulo: Cultrix. 1973.

OLIVEIRA, A. D.; OLIVEIRA, P. A.; ALBUQUERQUE, E.C.P.T. A mídia dos pobres: o rádio e a formação de opinião das populações de baixa renda – estudo de caso no sul da Bahia. 6º Encontro da Alcar. 2008.

RODRIGUES, A. P. Pequena história do rádio e da televisão; Observatório da Imprensa. Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/ pequena_historia_do_radio_e_da_televisao>>. Acesso em 13.09.2012

WERNECK, E. F. E por falar em ciência... No rádio! Disponível em:<< http://www.casadaciencia.ufrj.br/Publicacoes/terraincognita/cienciaepublico/artigos/art06_eporfalar.pdf>>. Acesso em 13.09.2012.

ZUCULOTO, V. R. M. As influências históricas da fase ouro do rádio comercial brasileiro nas emissoras do campo público: uma estação estatal comanda o espetáculo. In: KLÖCKNER, Luciano; PRATA, Nair. (Org.) História Da Mídia Sonora: experiências, memórias e afetos de norte a sul do brasil. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.

Downloads

Publicado

2014-10-30

Como Citar

Santana, W., & Marques, R. R. L. (2014). A Comunicação Radiofônica segundo moradores de uma comunidade rural em Chapada dos Guimarães-MT. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 2(02). https://doi.org/10.30681/rccs.v1i02.807